IA? "Vamos ver muita carnificina nos próximos 10 anos"
- 29/11/2025
Nos últimos anos temos assistido a cada vez mais investimento em empresas dedicadas ao desenvolvimento de Inteligência Artificial mas, como declarou recentemente o empresário e investidor Mark Cuban, nem todas estas empresas sobreviverão no futuro assim que a ‘poeira’ assentar.
Esta é uma ideia repetida por Mel Williams, sócio e cofundador da empresa de capital de risco TrueBridge Capital Partners que, em conversa no podcast “Uncapped”, afirmou que a ‘bolha’ de investimento em Inteligência Artificial terá alguns vencedores e deixará muitas startups para trás.
“Acreditamos que estamos no começo de uma onda de Inteligência Artificial”, afirmou Williams, prevendo que muitas empresas não conseguirão justificar o investimento que receberam até aqui. “Vamos ver muita carnificina nos próximos 10 anos. E veremos mais valor a ser criado nos próximos 10 anos do que alguma vez vimos no setor do capital de risco”.
O que diz Mark Cuban?
empresário Mark Cuban acredita que a atual ‘guerra’ entre as empresas que estão a desenvolver os seus próprios modelos de Inteligência Artificial poderá terminar como a que aconteceu nos anos 1990 em que múltiplas empresas estavam a desenvolver os seus motores de busca.
Cuban acredita que, no final da ‘guerra’ de Inteligência Artificial haverá apenas uma empresa dominante e todas as outras ficarão para trás.
Serve recordar que, atualmente, entre as grandes empresas a desenvolver modelos de Inteligência Artificial temos a OpenAI, a Google, a Microsoft, a Meta, a Anthropic, a Perplexity, entre muitas outras.
“Tens cinco ou seis empresas que estão a tentar criar o modelo definitivo [de Inteligência Artificial] que todos utilizaremos”, explicou Cuban de acordo com o site Business Insider.
“É parecido com o que aconteceu nos anos 1990 quando todos os motores de busca estavam a competir antes do Google. Havia uma série deles e não sabias se haveria apenas um vencedor ou cinco. Agora, sabemos que há o Google, o Bing tem 1% ou 2% e o DuckDuckGo tem metade de um ponto percentual", notou o empresário multimilionário.
Cuban teceu estas considerações durante o mais recente episódio do podcast Pioneers of AI e notou que o que é “muito assustador” é que todo o investimento que tem sido feito por diferentes empresas em Inteligência Artificial terá custos caso fiquem para trás.
“Podem estar a gastar em demasia”, apontou Cuban. “E se gastarem em demasia ou se se deixarem levar, existe uma bolha na competição entre todos estes modelos que pode rebentar da mesma forma que acontece com qualquer tecnologia nova”.
Leia Também: Primeiro produto da OpenAI será como uma "cabana num lago"















