IA e compra da HBO pela Netflix. As notícias de Tech mais lidas do ano
- 31/12/2025
A Inteligência Artificial tem sido um dos temas dominantes do mundo da tecnologia nos últimos anos e, ainda que 2025 não tenha sido diferente, os últimos meses foram marcados sobretudo por um investimento cada vez maior no desenvolvimento desta tecnologia.
As gigantes tecnológicas em particular têm estado entre as mais ativas no que diz respeito ao investimento em Inteligência Artificial e, em 2025, vimos empresas como a Meta a não olhar a custos para garantir que conta com o melhor talento e com os especialistas mais desejados.
É o caso de Matt Deitke, um jovem investigador de Inteligência Artificial que, com apenas 24 anos, aceitou em agosto juntar-se à Meta pela ‘módica’ quantia de 250 milhões de dólares - o equivalente a 212 milhões de euros.
Além da Meta, a OpenAI e o seu ChatGPT também continuaram a receber atenção, sobretudo à medida que foram sendo disponibilizados modelos de linguagem cada vez mais avançados.
Foi o caso do GPT-4o que, na primeira metade de 2025, fez com que o ChatGPT conseguisse somar um milhão de utilizadores no espaço de apenas uma hora. Apesar de mais empresas terem começado a ‘dar luta’ à OpenAI - como é o caso da Google - fica claro que o ChatGPT continua a ser uma das ferramentas mais populares de 2025.
Entre críticas de Bill Gates a Elon Musk è a forma como o multimilionário dono da Tesla e da SpaceX agitou o campo político no começo do ano, 2025 também foi o ano em que se intensificaram o número de chamadas de spam que todos recebemos e que, por conseguinte, levou a um maior interesse no que diz respeito a identificar a origem de chamadas desconhecidas, prevenir este tipo de interações indesejadas e potenciais burlas.
O ano de 2025 também serviu para que alguns termos - até então relativamente desconhecidos e encontrados sobretudo no mundo dos influenciadores e redes sociais - saltassem para o mainstream.
Expressões e termos como “manoesfera” ou “incel” começaram a ser comentados entre famílias e amigos graças a “Adolescência” - uma minissérie exclusiva da Netflix que foi não só uma das grandes adições ao catálogo do serviço de streaming, como também um autêntico movimento social.
O mundo do streaming não se fez apenas de um ano particularmente bom no que diz respeito a séries de qualidade, mas também de negócios que podem abalar as próprias fundações da indústria do entretenimento.
Falamos do facto de a Warner Bros. Discovery ter aceitado a proposta de compra da Netflix, que poderá desta forma tornar-se a nova dona não só dos estúdios (centenários) de cinema e televisão da Warner Bros., como também da HBO e do serviço rival HBO Max. Naturalmente, como parte do negócio, algumas das séries mais reconhecíveis e icónicas da HBO Max passariam a ser detidas pela Netflix.
Estes foram alguns dos temas que marcaram o ano que está prestes a findar e que estiveram entre os que mais interesse suscitaram junto dos leitores do Tech ao Minuto. Convidamo-lo, então, a ver abaixo quais foram as notícias mais lidas do ano de 2025.
Eis as 10 notícias de Tech mais lidas de 2025:
- Bill Gates não poupa críticas a Elon Musk. "Isto é uma loucura"
- A opção do iPhone que deve desativar para ter mais bateria
- Atenção, pais: O significado escondido dos emojis de 'Adolescência'
- Bastou uma hora para o ChatGPT ganhar mais um milhão de utilizadores
- Apagão: 'Posts' a sugerir ataque russo com origem provável em Portugal
- Maior fuga de dados de sempre: Há 16 mil milhões de 'passwords' expostas
- Que faz a Astronomer, empresa do casal 'apanhado' pelos Coldplay a trair?
- “Vingança dos ‘Nerds’”. Tem 24 anos e vai receber 250 milhões da Meta
- Número desconhecido? Como verificar a identidade de uma chamada suspeita
- Os filmes e séries que passam a ser da Netflix com compra da Warner Bros













