IA da Google já cria músicas de 30 segundos a partir de texto
- 18/02/2026
"Desde o lançamento da aplicação Gemini, criámos ferramentas para incentivar a expressão criativa através de imagens e vídeos" e "hoje, vamos dar o passo seguinte: a geração de música personalizada", com o "Lyria 3, o modelo de música generativa mais recente do Google DeepMind, está a ser implementado hoje na aplicação Gemini", afirma a Google, numa publicação no seu blogue.
Para criar uma faixa basta descrever uma ideia ou carregar uma fotografia, como, por exemplo, "uma balada de R&B cómica sobre uma meia que encontra o seu par", e, em poucos segundos, o Gemini traduz a ideia.
"O Lyria 3 melhora a geração de áudio da versão do modelo anterior de três formas importantes: não precisa disponibilizar as suas próprias letras, são geradas para si com base no seu comando, tem maior controlo criativo sobre elementos como o estilo, a voz e o tempo que quer" e "pode criar faixas mais realistas e musicalmente complexas", refere a Google.
A aplicação (app) Gemini cria faixas de 30 segundos com capas personalizadas geradas pelo Nano Banana, facilitando "a partilha rápida com amigos através do download ou simplesmente ao clicar no link de partilha".
"O objetivo destas faixas não é criar uma obra-prima musical, mas sim dar-lhe uma forma divertida e única de se expressar", refere a Google.
Todas as faixas geradas na aplicação Gemini são incorporadas com o SynthID, "marca de água impercetível para identificar conteúdo gerado pela IA da Google".
A tecnológica também está a disponibilizar "mais ferramentas para ajudar a identificar conteúdo de IA, alargando as nossas capacidades de verificação na aplicação Gemini para incluir áudio".
Nesse sentido, "basta carregar um ficheiro e perguntar se foi gerado com a IA da Google: o Gemini verifica a presença do SynthID e usa o seu próprio raciocínio para responder".
"O nosso compromisso de desenvolver a IA generativa de forma responsável", assegura a Google.
Desde que o Lyria foi lançado em 2023, "procurámos desenvolver esta tecnologia de forma responsável em colaboração com a comunidade musical, aprendemos muito com estas colaborações e experiências, como a Music AI Sandbox, e tivemos muito cuidado com os direitos de autor e os contratos de parceiros enquanto treinávamos o Lyria 3".
O Lyria 3 está disponível na aplicação Gemini para todos os utilizadores com mais de 18 anos em alemão, coreano, espanhol, francês, hindi, inglês, japonês e português, com planos para expandir a qualidade e a cobertura de mais idiomas.
ALU // JNM
Lusa/Fim













