I Liga relançada. O caminho de FC Porto, Sporting e Benfica para o título
- 03/02/2026
O Casa Pia surpreendeu, esta segunda-feira, tudo e todos, ao conquistar aquela que foi a primeira vitória de toda a história sobre o FC Porto, por 2-1, no Estádio Municipal de Rio Maior, onde um remate certeiro de Gaizka Larrazabal e um autogolo de Thiago Silva acabaram por fazer a diferença, apesar da 'resposta' de Pablo Rosario.
Feitas as contas, apesar deste desaire, os dragões dão a 20.ª jornada da I Liga por encerrada no topo da tabela, com 55 pontos, agora, mais quatro do que o segundo classificado, o Sporting (que recebeu e bateu, o Nacional, por 2-1, graças a um golo de Luis Suárez, no período de compensação), e mais nove do que o terceiro, o Benfica (que viu, assim, amortecida a 'pancada' sofrida pelo empate sem golos concedido na visita ao Tondela).
A disputa pelo título de campeão nacional está, desta maneira, relançado... à chegada ao tão aguardado Clássico entre FC Porto e Sporting, que tem pontapé de saída agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, no Estádio do Dragão, e que pode mesmo vir a deixar os leões a apenas um ponto do topo.
Com isso em mente, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe o calendário que os denominados três 'grandes' do futebol português têm pela frente, até ao final da temporada de 2025/26, numa luta que promete ser animada, literalmente, até ao último instante.
FC Porto ainda vai à Pedreira e à Luz
O FC Porto tem jogos marcados com Sporting (casa), Nacional (fora), Rio Ave (casa), Arouca (casa), Benfica (fora), Moreirense (casa), Sporting de Braga (fora), Famalicão (casa), Estoril (fora), Tondela (casa), Estrela da Amadora (fora), Alverca (casa), AVS (fora) e Santa Clara (casa), nesta caminhada rumo ao título.
Pelo meio, ainda terá, no mínimo, mais quatro partidas, nas meias finais da Taça de Portugal (onde irá medir forças, nas meias finais, com Sporting ou AVS) e nos oitavos de final da Liga Europa (onde irá disputar os oitavos de final com Ludogorets, Ferencváros, Celtic ou Estugarda).
Sporting deposita todas as esperanças no Dragão
Já o Sporting, que procura um histórico tricampeonato, vai medir forças com FC Porto (fora), Famalicão (casa), Moreirense (fora), Estoril (casa), Sporting de Braga (fora), Tondela (casa), Alverca (fora), Santa Clara (casa), Estrela da Amadora (fora), Benfica (casa), AVS (fora), Vitória SC (casa), Rio Ave (fora) e Gil Vicente (casa).
A tudo isto há, ainda, a acrescentar a presença na Taça de Portugal (vai disputar o acesso às meias finais com o AVS, já na quinta-feira, no Estádio José Alvalade) e na Liga dos Campeões (aguarda por Bodo/Glimt, Internazionale, Real Madrid ou... Benfica, nos oitavos de final).
Benfica tem menos uma frente com que se preocupar
Quanto ao Benfica, que surge como 'outsider' nesta corrida, vai defrontar Alverca (casa), Santa Clara (fora), AVS (casa), Gil Vicente (fora), FC Porto (casa), Arouca (fora), Vitória SC (casa), Casa Pia (fora), Nacional (casa), Sporting (fora), Moreirense (casa), Famalicão (fora), Sporting de Braga (casa) e Estoril (fora).
No entanto, ao contrário dos eternos rivais, já só segue 'vivo' na Liga dos Campeões (onde vai lutar, uma vez mais, com o Real Madrid, pela qualificação para os oitavos de final, onde o aguardam o Sporting ou o Manchester City).
Leia Também: FC Porto tomba frente ao Casa Pia e vê Sporting ficar mais perto













