Hyundai pode abandonar opção de recompra de fábrica na Rússia
- 29/12/2025
A Hyundai não deverá reaver a fábrica que tinha na Rússia - e que vendeu em 2024, depois de uma suspensão que durava desde março de 2022 na sequência da invasão daquele país à Ucrânia.
De acordo com a Reuters, as instalações de São Petersburgo foram vendidas por um preço simbólico inferior a 100 dólares ao AGR Automotive Group, com a opção de recompra que poderia ser exercida num espaço de dois anos.
Agora, aquela agência avança que uma fonte por dentro do assunto referiu: "Não é uma situação em que possamos voltar a comprar as ações". Já a empresa coreana garantiu que ainda não há uma decisão final.
No entanto, o tempo urge, já que o prazo da cláusula termina em janeiro e não é claro que a opção de recompra possa ser renegociada depois disso. A fonte citada pela Reuters não falou de motivos para que o direito não possa ser exercício, mas terá comentado: "A guerra deveria terminar".
Vários outros construtores abandonaram o mercado russo e venderam as suas fábricas na sequência da guerra na Ucrânia. A Mazda, por exemplo, deixou de poder exercer a opção de recompra em outubro passado, quando o contrato com a Sollers previa a recompra de 50 por cento.














