Hyrox. Prova fitness (viral) chega a Portugal! Os segredos do campeão
- 19/02/2026
As competições fitness estão a reinventar-se cada vez mais e os atletas portugueses não se deixam ficar para trás. Ainda o Hyrox não tinha chegado a Portugal e já existia um campeão nacional!
João Almeida é um jovem de 30 anos que já conta com 10 provas no currículo, sendo oficialmente o atleta mais rápido desta modalidade em Portugal.
Numa entrevista ao Lifestyle ao Minuto, João Almeida revelou que bateu este recorde recente de "PRO MEN" com 57m08s no Hyrox Amesterdão.
Até então, o atleta corria o mundo para 'correr' nestas provas que combinam a corrida com um estilo de treino funcional, mas a partir de maio, João Almeida terá a oportunidade de estrear o Hyrox em território nacional.
João Almeida - Hyrox Amesterdão© João Almeida
Lisboa foi a cidade escolhida para receber três dias desta competição, de 1 a 3 de maio. Até lá, enquanto existirem vagas, qualquer pessoa poderá inscrever-se no Hyrox Portugal.
Benefícios do Hyrox
Como no desempenho de qualquer outra atividade física, João Almeida resume os benefícios do Hyrox para a saúde que esta modalidade, bastante completa, pode trazer:
Benefícios físicos
- Melhora a resistência cardiovascular
- Aumenta a força funcional
- Eleva a capacidade de suportar esforços prolongados
Benefícios psicológicos
- Forte estimulo à disciplina
- Consistência nos treinos
- Mantém a cabeça ocupada
Benefícios sociais
- Promove um forte espírito de comunidade
- Ajuda a criar novas amizades através dos treinos e competições
- Incentiva e promove o trabalho em equipa
Afinal, o que é o Hyrox?
Se vai começar a praticar a modalidade, esqueça as comparações com o Crossfit ou com as provas de Ironman. João Almeida garante que este desporto "não é semelhante a nenhum dos dois e pode ser levado a más interpretações por quem os pratica".
O Hyrox é uma prova que "conta com 8 quilómetros de corrida, em que no final de cada quilómetro é necessário fazer um exercício", descreve.
1) SkiErg–1.000m
2)SledPush–50m
3)SledPull–50m
4)BurpeeBroadJumps– 80 m
5) Row – 1.000 m
6) Farmer’s Carry – 200 m
7) Sandbag Lunges – 100 m
8) Wall Balls – 100 repetições
No final deste circuito, o mais rápido vence!
Leia Também: Mobilidade. Os 2 melhores exercícios para depois dos 50 (e os que evitar)
Leia abaixo a entrevista completa.
Que preparação é necessária para bater o recorde de PRO MEN?
O recorde de PRO MEN 57:08 aconteceu no Hyrox Amesterdão, a minha preparação tem vindo a ser feita já há mais de dois anos, dedico o meu treino exclusivamente ao HYROX e todo o meu foco durante o treino é em como conseguir aumentar a minha performance nesta modalidade.
Qual foi o ponto de viragem para trazerem o Hyrox para Portugal?
Começou por existir bastante adesão por parte dos portugueses a este tipo de corridas. São centenas de portugueses a participar durante o ano em provas Hyrox e Portugal era um dos poucos países europeus com bastante participantes em provas que ainda não tinha a sua própria corrida.
Como e onde é que as pessoas se podem inscrever?
As pessoas podem inscrever-se através do website oficial do Hyrox procurando pela corrida de HYROX LISBOA, no entanto, neste momento as inscrições já estão esgotadas em praticamente todas as categorias. Felizmente, nos próximos dias, a organização vai lançar uma segunda onda de bilhetes (entre final de fevereiro e início de março), mas é preciso estar atento porque os bilhetes vão esgotar numa questão de horas.
Há algum critério ou qualquer pessoa se pode inscrever?
É uma prova muito inclusiva. Não existe qualquer critério ou impedimento, sem ser a idade (é para maiores de 16 anos), mas qualquer pessoa pode fazer a sua inscrição e participar num Hyrox! A modalidade é possível para todo o tipo de idades e níveis de fitness.
Que recomendações deixa para quem quer começar a praticar esta modalidade?
Dependendo do nível de aptidão física, diria que quem se quer iniciar no mundo do desporto através desta modalidade deve começar por melhorar a sua resistência cardiovascular com treinos de corridas e exercícios de força de execução simples (agachamentos, lunges, core), focando-se sempre primeiro na técnica e só mais tarde na intensidade. Já quem se considera mais apto fisicamente e procura um bom resultado num Hyrox, deve combinar treinos de corrida em ritmos mais intensos com movimentos funcionais, treinar transições e a sua resistência à fadiga.
E o que se deve fazer para manter a consistência neste desporto?
Começar é a parte mais fácil, mesmo para quem não tem experiência nenhuma. Basta começar por definir um objetivo concreto, marcar uma prova e pensar num planeamento de treino até a data de prova.
Quais são as maiores dificuldades durante a prova?
Por norma, do que toda a gente se queixa é da corrida e da fadiga acumulada ao longo da prova, o que torna as últimas duas estações muito duras - as lunges e as wall balls. Na minha perspetiva, uma das maiores dificuldades que os atletas tem é saber gerir o esforço na primeira metade da prova. Se conseguirmos gerir a energia e esforço gasto no início, é garantido que a prova acaba por ser mais agradável. Aí está o segredo para uma prova de sucesso.
As provas são sempre iguais?
Sim, o formato é sempre igual em todas as provas, independentemente da cidade ou país (8 x 1 km de corrida + 1 exercício). O que muda é apenas a disponibilização espacial das estações e a forma como as voltas da corrida estão planeadas. Além disso, é possível participar em diferentes categorias - Open, Pro, Doubles, Doubles Pro, Relay.
O que difere este tipo de treino de um treino comum de ginásio?
O Hyrox é diferente de um treino comum de ginásio porque tem um formato competitivo e padronizado, já se sabe para o que se treina e, no fundo, o planeamento deve combinar corrida com exercícios funcionais de forma estruturada e exigir do praticante uma capacidade de resistência contínua. Enquanto o utilizador do ginásio tradicional pode praticar outro tipo de treinos, que podem ser mais variados e sem um objetivo competitivo. A saúde é a principal razão para a dedicação (treinos de força, HIIT, circuitos, cardio e aulas como ioga ou pilates).
Que equipamentos de treino precisam para o Hyrox?
É uma prova que requer alguns equipamentos específicos, como o ski, o remo e o sled (para o push e para o pull). Tirando estes três equipamentos, que podem ser os de mais difícil acesso ou menos frequentes de se ver num ginásio, o resto do equipamento é o normal dos ginásios - kerlebells, sandbags, dumbbells, wall balls e espaço para correr (quer seja na rua ou na passadeira).
O que é mais recomendado usar em termos de roupa e calçado?
O que cada um quiser usar! Já tivemos atletas a terminar uma prova a usar uma sunga e ténis e outros a terminar com um fato de bombeiro e uma botija de oxigénio.
Quem quer a melhor performance deve procurar roupa leve, com a qual se sinta confortável, e um calçado estável para as estações como o KB Farmer Carry, Lunges e Wall Balls, que tenha boa tração para não escorregar nos sleds e que permita uma corrida rápida e ágil.
Quais os melhores locais para se prepararem para uma prova deste calibre? Num ginásio? Na rua? Em casa?
Sem dúvida que o melhor local, por norma, é um ginásio HYROX ou uma box de Crossfit, mas já existem alguns ginásios dentro da onda de ginásios low cost que têm condições para este tipo de treino com uma zona “hit” com as condições necessárias.














