Hungria leva a TJUE plano para romper com importações de gás russo

  • 03/12/2025

O ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto, afirmou que assim que o plano, conhecido como Repower EU, for formalmente adotado, a Hungria "irá contestá-lo imediatamente no Tribunal de Justiça da UE".

 

"Os procedimentos legais começarão sem demora. O trabalho preparatório já está em andamento. Faremos tudo o que for necessário para defender a segurança energética da Hungria", adiantou numa mensagem nas redes sociais.

A UE chegou hoje a um acordo para romper com todas as importações de gás russo em 2027, começando gradualmente a desconexão do gás natural liquefeito, que culminará o mais tardar em 31 de dezembro de 2026, e deixando para o outono de 2027 a eliminação definitiva do resto das importações de gás por gasoduto.

Trata-se de um compromisso alcançado esta madrugada entre o Parlamento Europeu, que desejava uma proibição mais rápida, e os Estados-Membros, que queriam um pouco mais de tempo.

A proibição dos contratos de longo prazo entrará em vigor, o mais tardar, em 01 de novembro de 2027.

Este compromisso é alcançado apenas seis dias depois de uma visita do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, a Moscovo para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, e onde garantiu que a Hungria continuará a comprar produtos energéticos à Rússia.

"O abastecimento de energia proveniente da Rússia constitui atualmente a base do fornecimento de energia da Hungria e assim continuará a ser no futuro", declarou Orbán na mesma ocasião, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

O líder húngaro insistiu que Budapeste valoriza "enormemente a estabilidade e a previsibilidade do fornecimento energético russo".

"A Hungria está interessada em manter um diálogo energético" com a Rússia, disse Orbán a Putin.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que é um "dia histórico", falando num "virar da página" da dependência energética da Rússia.

"Hoje é realmente um dia histórico para a nossa união. Ontem [terça-feira] à noite, chegámos a um acordo provisório sobre a proposta da Comissão de eliminar totalmente os combustíveis fósseis russos", disse num ponto de imprensa em Bruxelas.

"Estamos a virar essa página e estamos a virá-la para sempre. Este é o início de uma nova era, a era da verdadeira independência energética da Europa em relação à Rússia", acrescentou Von der Leyen.

A Hungria e a Eslováquia são dois dos países europeus que mais importam petróleo e gás russo.

Os governos de ambos os países são próximos de Moscovo.

Leia Também: Fabricante chinês visa produzir 300 mil carros por ano na Europa até 2029

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898833/hungria-leva-a-tjue-plano-para-romper-com-importacoes-de-gas-russo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes