Humilhação. Sérgio Conceição estoura 'Gharafa' e massacra compatriota
- 10/02/2026
Foi um amasso aquele que aconteceu, ao final da tarde desta terça-feira, na Arábia Saudita. O Al-Ittihad, orientado por Sérgio Conceição, recebeu e goleou o Al Gharafa, que é treinado pelo também português Pedro Martins, por expressivos 7-0, num jogo que foi a contar para a sétima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões asiática.
Com um registo algo intermitente nesta competição, fruto de três derrotas e três vitórias até hoje, o clube sediado em Jeddah realizou uma exibição que terá deixado, certamente, Sérgio Conceição de boca aberta, ele que alcançou a maior vitória desde que se mudou para a Arábia Saudita.
Num jogo que foi disputado no King Abdullah Sports City, em Jeddah, os portugueses Danilo Pereira e Roger Fernandes foram titulares do lado da formação da casa. E foram precisos apenas três minutos para o marcador funcionar na Arábia Saudita. Youssef En Nesyri, reforço de inverno do Al-Ittihad, estreou-se a marcar pela nova equipa ao segundo jogo realizado.
Ainda antes da paragem para o tempo de intervalo, o médio francês Houssem Aouar fez o segundo da formação da casa aos 20 minutos, a passe de Mahamadou Doumbia. Antes do descanso, o português Roger Fernandes teve um golo anulado (26 minutos) por fora de jogo.
Não marcou na primeira parte, marcou na segunda. O antigo jogador do Sporting de Braga acabaria mesmo por fazer o gosto ao pé aos 49 minutos. Três minutos mais tarde, aos 51', foi a vez de Danilo Pereira marcar nesta partida, a passe de Aouar.
Mas se pensa que a chuva de golos em Jeddah terminou aos 4-0, desengane-se. Antes da hora de jogo, e menos de dez minutos antes da equipa de Sérgio Conceição ter marcado o terceiro, Houssem Aouar bisou aos 58 minutos, após assistência de Youssef En Nesyri. Roger também marcou dois golos na partida, ampliando a contagem individual com um remate certeiro aos 62 minutos.
À beira dos dez minutos finais, Houssem Aouar confirmou o estatuto de estrela da partida, com um hattrick aos 79 minutos.
Conceição igualou o triunfo mais dilatado da carreira, ao repetir o resultado obtido pelo FC Porto numa receção ao Portimonense, em abril de 2022, para a 30.ª jornada da I Liga portuguesa, que seria conquistada naquele ano pelos 'dragões', no 30.º e último título de campeão nacional do clube.
Contas feitas, o Al-Ittihad ultrapassou o Al Ahli Dubai, do também português Paulo Sousa, e colocou-se no quinto lugar da tabela classificativa com 12 pontos, tendo desde já conseguido o apuramento direto para os oitavos de final desta Liga dos Campeões asiática.
O Al Ittihad juntou-se aos compatriotas do Al Hilal recordista de conquistas, com quatro, e do Al Ahli, detentores do troféu, aos iranianos do Tractor e aos emiradenses do Al Wahda no lote de equipas da zona oeste apuradas para os 'oitavos', ficando por definir três vagas entre outras cinco equipas.
Por seu turno, o Al Gharafa, de Pedro Martins, mantém o décimo lugar com seis pontos. O treinador madeirense sofreu a maior derrota como técnico, num percurso em que leva mais de 760 encontros, acima dos 610 de Conceição.














