Humidade no teto? A explicação e os truques (imediatos) para a remover
- 23/01/2026
A humidade continua a ser um problema que assola muitas casas e, inevitavelmente, tende a intensificar-se nesta altura do ano.
Ter a humidade nas paredes não é assim tão diferente de ter humidade no teto, mas quando se fala nos procedimentos para a remover do teto, as estratégias diferem significativamente.
Além do teto ser uma superfície menos acessível, também é menos visível e, portanto, isso atrasa o momento das limpezas.
Segundo apontam os peritos de limpezas da The Home Nix, além da "aparência pouco atraente", este problema também pode "comprometer a integridade estrutural da casa e favorecer o crescimento de mofo e bolor nas paredes".
Como tal, para remover a humidade de forma eficaz, torna-se urgente perceber a origem deste problema. Conheça as potenciais causas da humidade.
Principais causas da humidade no teto
Por norma, as habitações dos andares mais altos estão mais propicias a problemas de humidade, geralmente, devido ao mau isolamento e à consequente proximidade com a água das chuvas.
Nestas circunstâncias o problema costuma ter origem na construção do telhado, o que implica uma análise técnica de possíveis fendas, telhas partidas ou "má impermeabilização do telhado que pode estar a permitir a entrada de água da chuva".
No entanto, se a base do problema estiver relacionada com infiltrações é provável que os moradores dos andares inferiores sofram mais consequências.
Se contactar um especialista assegure-se de que este também verifica a possibilidade de canos partidos. Roturas em tubagens de água ou esgotos no andar superior ou ocultos no teto podem originar bastante humidade.
Soluções para combater a humidade
Manter a casa ventilada: É importante que permita o ar circular em todas as divisões da casa. Nos dias em que não chove aproveite para abrir as janelas e as portas de todas as divisões da casa, sobretudo as que costumam estar mais tempo fechadas.
Usar um desumidificador: Em dias de chuva pode mudar a estratégia e, ao invés de abrir as janelas, a solução é mantê-las fechadas e ligar um desumidificador nas zonas mais críticas. Se tiver infiltrações ou vestígios de humidade dentro dos roupeiros ou outros móveis, introduza desumidificadores portáteis e que não precisam de eletricidade. Depois de algumas semanas terá o depósito cheio de água.
Usar tintas resistentes a este tipo de problemas: Aplicar tinta com propriedades resistentes a mofo nos tetos é outra boa forma de prevenir problemas futuros de humidade. Para não correr riscos desnecessários e ter de fazer uma obra em casa, opte logo por procurar rótulos que indiquem a "resistência à humidade".
Remover a humidade de forma imediata
Limpe com regularidade e de forma eficiente
Uma limpeza regular dos tetos ajuda a evitar a acumulação de sujidade, "que pode levar a problemas de humidade com o tempo". A limpeza deve seguir-se de uma secagem eficiente com panos, toalhas macias e, se possível, alguma fonte de calor.
Use produtos próprios para a humidade
Tendo em conta que os produtos de limpeza implicam a introdução de mais uma substância líquida na superfície que está carregada de água, convém certificar-se que esse produto possui uma fórmula química adequada a estas superfícies com bolor e problemas crónicos de humidade. Caso contrário, estará a produzir um efeito contrário ao que deseja.














