HRW pede suspensão das operações do ICE em Minneapolis

  • 27/01/2026

Segundo a organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos, os agentes federais do ICE deveriam igualmente abster-se de realizar operações de busca e detenção de imigrantes ilegais em qualquer outro lugar.

 

Num relatório hoje divulgado, após analisar vídeos e depoimentos de testemunhas sobre a morte, a 24 de janeiro, de Alex Pretti, um biólogo de 37 anos que trabalhava como enfermeiro de cuidados intensivos, a Human Rights Watch (HRW) defendeu que é necessária a intervenção do Congresso dos Estados Unidos para investigar a conduta do Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) e utilizar o seu poder no que diz respeito à atribuição de financiamento à agência ICE.

"O Congresso deve realizar audiências de supervisão para investigar a conduta do DHS, incluindo alegados abusos e assassínios, e considerar a suspensão do financiamento para operações de fiscalização da imigração até que tal esteja concluído", sustentou o relatório, intitulado "EUA: Segundo assassínio injustificado por agentes federais em Minneapolis".

A HRW analisou e verificou oito vídeos gravados de diferentes ângulos, mostrando Pretti antes, durante e depois do tiroteio. Os investigadores da organização também analisaram dois depoimentos de testemunhas apresentados a um tribunal federal.

A conclusão foi que contradizem o que disse a secretária da Segurança Nacional, Kristi Noem, que justificou a atuação dos seus agentes do ICE.

"Não há provas disponíveis de que Pretti tenha feito alguma coisa que ameaçasse a vida dos agentes e justificasse o uso intencional de força letal, de acordo com as normas internacionais de direitos humanos", defendeu a ONG.

Sublinhou ainda que os agentes da ordem só devem usar força letal intencionalmente como último recurso, quando estritamente inevitável para proteger vidas.

"As normas internacionais de direitos humanos exigem uma investigação rápida, eficaz, exaustiva, independente, imparcial e transparente de um homicídio potencialmente ilegal", acrescentou a HRW.

Segundo a ONG, uma testemunha afirmou que, quando Pretti se aproximou dos agentes, não o viu "pegar ou segurar uma arma", como alegou a agência federal.

Outra testemunha, um pediatra, indicou ter visto Pretti a gritar com os agentes, mas "não o viu atacá-los ou brandir qualquer tipo de arma".

As imagens de vídeo confirmam isso mesmo, sublinhou a Human Rights Watch, descrevendo no seu relatório o que as imagens mostram sobre o encontro de Pretti com os agentes.

Depois de empurrarem o enfermeiro, atingiram-no com gás pimenta enquanto ele segurava o telemóvel na mão direita e levantava a esquerda num gesto defensivo.

Pretti cambaleou até ser finalmente cercado por vários agentes, que o deitaram ao chão, e pareceu ficar ajoelhado e dobrado para a frente sobre os joelhos, explicou a organização.

Uma vez por terra, continuaram a agredi-lo, e um agente tirou-lhe a arma que transportava perto da anca direita.

De acordo com a HRW, o vídeo mostra outro agente federal próximo da cabeça de Pretti atingindo-o repetidas vezes com um objeto.

Embora a arma do enfermeiro tenha sido retirada por um polícia, outro polícia saca da sua, após o que se ouve um tiro.

Após o disparo, Pretti cambaleia, apoiando o pé direito no chão com o joelho esquerdo ainda no chão; a sua mão esquerda balança do centro da cintura para o lado esquerdo, e a sua mão direita envolve as costas do lado direito.

Enquanto o polícia que sacou da arma se desloca para trás de Pretti, são disparados mais três tiros em rápida sucessão.

Os agentes que o rodeiam recuam, ao passo que aquele que o espancou saca da arma, mas não é claro se dispara.

No total, os agentes federais do ICE dispararam dez tiros sobre um civil que não os atacara, concluiu a análise da Human Rights Watch.

Leia Também: Eilish, Aniston e King condenam atuação do ICE e administração Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927299/hrw-pede-suspensao-das-operacoes-do-ice-em-minneapolis#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes