Houve mais de 200 aterragens em 10 meses no heliporto do Santa Maria

  • 16/01/2026

"A análise aos registos de 2025 revela que o Heliporto de Santa Maria funciona como uma peça-chave na resposta pré-hospitalar, não apenas para toda a região sul, mas também como plataforma logística em operações para o resto do país", salienta a Unidade Local de Saúde Santa Maria em comunicado.

 

Desde que retomou a atividade em meados de março de 2025, o heliporto registou 208 aterragens, tornando-se o "ponto estratégico" do transporte aéreo de emergência na região de Lisboa e o mais utilizado entre as unidades hospitalares do país, sublinha.

Segundo a instituição, o tipo de transporte efetuado divide-se em três pilares fundamentais: transporte urgente de doentes; transporte de órgãos e equipas médicas; e apoio à rede hospitalar de Lisboa, com encaminhamentos com destinos a outros hospitais da capital.

O primeiro pilar assenta no encaminhamento direto de doentes urgentes para as unidades de cuidados intensivos e urgências, incluindo casos de pediatria e doentes queimados.

Missões críticas de recolha e entrega de órgãos (como coração e pulmão) e transporte de equipas especializadas de colheita de hospitais como o São João (Porto) ou o Hospital Pediátrico de Coimbra são outros pilares deste transporte.

"É com grande felicidade que olhamos para o sucesso da atividade do Heliporto do Hospital de Santa Maria, porque também aqui a ULS Santa Maria está a cumprir mais uma missão de enorme importância para o Serviço Nacional de Saúde", afirma o presidente da instituição, Carlos Martins, citado no comunicado.

Segundo Carlos Martins, esta missão é concretizada "na resposta ao doente crítico com destino a Santa Maria, mas também para lá dos muros" do hospital, enquanto interface com outras unidades e áreas do SNS.

O Heliporto do Hospital de Santa Maria, que estava interdito desde 2020, devido a alterações no processo de certificação de segurança, foi alvo de um investimento superior a meio milhão de euros para garantir a sua recertificação pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

As melhorias incluíram a instalação de novos sistemas de iluminação, renovação do pavimento e a criação de corredores exclusivos para veículos de emergência, otimizando o tempo de resposta entre a aterragem e a prestação de cuidados médicos.

"Com uma operação que funciona 24 horas por dia, o Heliporto do Hospital de Santa Maria recebeu no dia 17 de março de 2025 o primeiro transporte de um doente depois da sua reabertura e desde aí posicionou-se como uma peça vital na sobrevivência de doentes críticos, garantindo uma assistência diferenciada e imediata", salienta a ULS Santa Maria.

Leia Também: Recluso agride guarda prisional no Santa Maria após saber que ia ter alta

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2920533/houve-mais-de-200-aterragens-em-10-meses-no-heliporto-do-santa-maria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes