Hotelaria com "sinais positivos" nas marcações para Natal e Ano Novo

  • 19/12/2025

"As perspetivas para a época festiva de Natal e Réveillon 2025 apontam para uma evolução globalmente positiva da atividade hoteleira, embora marcada pelas habituais assimetrias regionais", refere a associação num comunicado divulgado hoje.

 

À data do inquérito, conduzido entre 24 de novembro e 12 de dezembro pelo gabinete de estudos e estatísticas da AHP, junto dos empreendimentos turísticos associados, "a taxa de reserva média nacional para o Natal situou-se nos 42%, o que representou um aumento de quatro pontos percentuais face às reservas verificadas no mesmo período do ano passado".

Para o Réveillon, a taxa "atinge os 55%, acima dos 50% registados em 2024", refere a associação no comunicado.

Relativamente ao Natal, os valores mais elevados registam-se na Madeira, onde a taxa de reserva àquela data estava nos 71%.

Na Grande Lisboa, "a taxa de 44% é igual àquela que foi apurada em igual período de 2024".

Em sentido oposto, "os valores mais baixos de reservas verificam-se nos Açores (29%), na Península de Setúbal (28%) e no Alentejo (24%)", refere a AHP.

Quanto às expetativas de taxa de ocupação para o Natal, a AHP refere que "o otimismo é mais evidente na Madeira, onde 60% dos hoteleiros antecipam taxa de ocupação melhor ou muito melhor do que no Natal anterior", enquanto "no Alentejo, 47% dos hoteleiros antecipa uma taxa de ocupação pior ou muito pior" do que no ano passado.

Quanto à passagem de ano, as taxas de reserva "mais elevadas registam-se na Madeira (79%) e na Grande Lisboa (58%)".

"Relativamente à estada média, cerca de metade dos hoteleiros da Madeira considera que será inferior à do Réveillon anterior, situação possivelmente associada ao facto de a passagem de ano ocorrer a meio da semana", refere ainda a AHP.

A amostra de 261 estabelecimentos inquiridos está distribuída pelas regiões Norte (13%), Centro (11%), Oeste e Vale do Tejo (8%), Grande Lisboa (32%), Península de Setúbal (3%), Alentejo (7%), Algarve (9%), Açores (4%) e Madeira (13%), refere a associação, explicando que "dada a dimensão insuficiente da amostra no Norte e no Algarve, não é possível apresentar uma caracterização fiável destes períodos para as referidas regiões".

Leia Também: Mulher de condutor da NASCAR enviou mensagem à mãe antes de queda de jato

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2907202/hotelaria-com-sinais-positivos-nas-marcacoes-para-natal-e-ano-novo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes