Hospital S. José troca corpos e abre inquérito: "Prontamente retificado"
- 16/01/2026
O Hospital de São José, em Lisboa, entregou o corpo errado a uma família, que só detetou a troca durante o velório.
O Conselho de Administração e a direção do serviço de Anatomia Patológica/Casa Mortuária da unidade lamentaram "profundamente" o sucedido e garantiram ao Notícias ao Minuto que tudo foi "prontamente retificado".
"O corpo levantado da casa mortuária pela agência funerária não foi o correto, tendo sido rapidamente corrigida a situação", complementou a instituição de saúde.
O organismo deu ainda conta de que "o Conselho de Administração da ULS São José determinou a abertura de um processo de inquérito, para apurar as circunstâncias do sucedido".
Os familiares, que abriram o caixão antes da cerimónia, verificaram que o corpo envergava a roupa certa. Contudo, a pulseira de identificação tinha o nome errado, o que confirmou a troca, segundo disseram ao Correio da Manhã.
Ao mesmo meio, a agência funerária responsável pelo serviço equacionou que a troca dos corpos poderá ter estado relacionada com o facto de o hospital estar a colocar dois cadáveres na mesma câmara frigorífica, devido ao elevado número de óbitos registados naquela unidade, por causa da gripe A.
O defunto deveria ser o irmão do apresentador e marido de Manuel Luís Goucha, Rui Oliveira. Mário Oliveira Nunes morreu na quarta-feira, aos 69 anos, vítima de cancro.
[Notícia atualizada às 12h10]
Leia Também: Houve mais de 200 aterragens em 10 meses no heliporto do Santa Maria













