Hospital de Leiria sobe Plano de Contingência para o nível 2

  • 30/12/2025

A decisão foi tomada na sequência da reunião do Grupo de Trabalho do Plano de Contingência Sazonal de Inverno da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), que constatou o aumento da afluência ao serviço de urgência geral, sendo que "no dia de ontem quase duplicou", referiu a unidade, numa nota de imprensa.

 

A ULSRL refere que a "maioria dos atendimentos está relacionada com situações de infeções respiratórias".

"Como resposta, foi determinado o reforço da capacidade assistencial, passando para 32 camas em nível de contingência e do reforço das equipas", salientou a ULSRL, que destacou o "papel fundamental dos cuidados de saúde primários, que continuam a assegurar uma resposta relevante à população".

De acordo com o comunicado, na segunda-feira, "foram realizadas mais de 1.200 consultas de doença aguda, contribuindo para o acompanhamento adequado dos utentes e para a redução da pressão sobre o serviço de urgência".

Cerca das 12:13 de hoje, o serviço de urgência geral de Leiria estava com um tempo médio de espera superior a 10 horas para primeira observação médica (a seguir à triagem), segundo a página online do Serviço Nacional de Saúde.

Na nota de imprensa, a ULSRL revelou que às 14:00 de hoje encontravam-se 21 utentes em espera para a primeira observação médica, com um tempo médio de espera de 02:07.

Por prioridade clínica, as situações triadas com a pulseira amarela (urgente) tinham um tempo médio de espera de 01:43, com 12 utentes a aguardar por atendimento.

No que respeita à espera para triagem, estavam três utentes, com um tempo médio de oito minutos.

"Reitera-se o apelo à adoção das medidas de etiqueta respiratória na comunidade, bem como à importância de a população contactar previamente a linha SNS 24 antes de se deslocar ao serviço de urgência, permitindo um encaminhamento mais rápido, próximo e adequado às necessidades de cada situação clínica", alertou a ULSRL.

A ULSRL ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal -- Módulo Inverno, no dia 04, devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.

Segundo uma informação enviada à agência Lusa, a ativação do nível 1 (de um total de quatro) deveu-se "ao aumento da procura dos serviços de saúde, sobretudo por situações respiratórias, e à necessidade de reforçar a capacidade de resposta numa fase de maior pressão assistencial".

"O nível 1 é acionado quando se verifica um crescimento contínuo da procura, especialmente no internamento hospitalar, e implica a implementação de várias medidas de reforço", explicou nessa ocasião a ULS.

A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

Leia Também: Perto da meta: Quase 2,5 milhões já vacinados contra a gripe em Portugal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2911573/hospital-de-leiria-sobe-plano-de-contingencia-para-o-nivel-2#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes