Hospital de Gaza afetado por falta de energia retoma operações

  • 26/12/2025

O hospital em causa, o Al-Awda em Nuseirat, recebe aproximadamente 1.000 doentes por dia, e devido à falta de energia restringiu anteriormente as suas operações a serviços essenciais como urgências, maternidade e pediatria. 

 

Esta noite, a unidade recebeu 2.500 litros de combustível fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alimentar os seus geradores, permitindo "retomar as atividades de imediato", disse à AFP Ahmed Mehanna, da Associação de Saúde Al-Awda, que gere o hospital. 

Contudo, alertou, estas quantidades permitirão à unidade operar apenas "dois dias e meio", tendo sido "prometido" combustível adicional a partir de domingo. 

Apesar da trégua entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas que entrou em vigor na Faixa de Gaza a 10 de outubro, o território, já devastado por uma guerra de dois anos, continua sujeito a uma grave crise humanitária. 

Embora o acordo de cessar-fogo estipulasse a entrada de 600 camiões com ajuda humanitária por dia, na realidade, apenas 100 a 300 transportam bens essenciais para Gaza, de acordo com as organizações não-governamentais (ONG) e as Nações Unidas no local. 

A grande maioria dos mais de dois milhões de habitantes de Gaza, muitas vezes deslocados pelo conflito, não consegue, atualmente, sobreviver sem o apoio das agências da ONU e das ONG internacionais. 

O setor hospitalar foi severamente afetado pelo conflito. Durante a guerra, o exército israelita bombardeou repetidamente hospitais, acusando o Hamas de operar centros de comando nesses locais, o que a organização nega. 

A guerra começou a 07 de outubro de 2023, quando o Hamas liderou vários ataques em Israel e nos quais 1.200 pessoas morreram e 251 foram feitas reféns. 

Em retaliação, o Governo israelita lançou uma ofensiva que provocou a morte de mais de 66 mil palestinianos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mas cujos dados são reconhecidos pela ONU, tendo chegado a bloquear a entrada de alimentos e outros bens essenciais no enclave. 

Leia Também: Hospital de Gaza suspende maioria de operações por falta de energia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910105/hospital-de-gaza-afetado-por-falta-de-energia-retoma-operacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes