Hospital britânico instruiu menor a dizer à mãe (surda) que avô ia morrer

  • 11/02/2026

Uma investigação revelou que um adolescente foi usado por funcionários do NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) para dizer à sua mãe, que é surda, que o avô, pai dela, tinha grandes hipóteses de morrer durante aquela mesma noite.

 

Após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca em junho de 2021, Alan Graham, de 75 anos, regressou ao Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, em setembro, com sintomas de inchaço nas pernas e dores no peito. Acabou por morrer duas semanas depois.

Na noite anterior à sua morte, Connor Petty, de 16 anos, foi chamado por funcionários do NHS para dizer à sua mãe, Jennifer Graham-Petty - que nasceu surda e usa a Língua de Gestual Britânica - que o avô poderia morrer nas horas seguintes.

O jovem foi também instruído a dizer à mãe que os médicos consideravam que a reanimação cardiopulmonar não deveria ser realizada, caso fosse necessário.

Jennifer afirmou, citada pela Sky News, que a experiência foi "muito perturbadora" e que pediu um intérprete "todos os dias" em que seu pai esteve hospitalizado.

"Os meus filhos só queriam visitar o avô e estar lá para ele como membros da família, mas foi-lhes pedido constantemente que traduzissem o que os médicos queriam dizer", referiu, explicando que "ainda que saibam alguma língua gestual, ouvem e por isso não é a primeira língua deles. Não têm o mesmo conhecimento que um intérprete profissional para interpretar o jargão médico como lhes estava a ser pedido pelos profissionais de saúde".

Para a mãe, ter-lhes sido pedido que dessem "as más notícias" sobre o prognóstico do pai "foi completamente inaceitável" e muito "perturbador".

Ao Provedor de Justiça Parlamentar e de Saúde (PHSO), um organismo independente responsável por investigar queixas sobre departamentos governamentais, organismos públicos, Jennifer relatou também que, além do filho, os pedidos também foram estendidos à filha Mia de 12 anos. Nas 11 semanas em que o Alan esteve hospitalizado, Jennifer só contou com intérpretes profissionais três vezes.

Rebecca Hilsenrath, diretora-executiva do PHSO, considerou que o NHS causou "sofrimento desnecessário" e que os "pacientes surdos e as suas famílias devem ter acesso aos mesmos cuidados que todos os outros, sem enfrentar barreiras adicionais". 

No relatório final o organismo concluiu que o serviço de Saúde não cumpriu as diretrizes nacionais e impôs que fosse paga uma indemnização à filha e aos netos do homem.

A Fundação dos Hospitais Universitários de Birmingham do NHS lamentou, desde então, a situação e garantiu ter "implementado medidas de aprendizagem". "Desde 2021 implementámos formações em toda a organização para ajudar a melhorar a experiência dos nossos pacientes surdos e das suas famílias. Continuamos empenhados em aprender e fornecer cuidados inclusivos", sublinharam.

"Reconhecemos que não fizemos as coisas da maneira correta e entendemos o impacto que isso causou", remataram.

Leia Também: Líder trabalhista escocês pede demissão de primeiro-ministro britânico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2937917/hospital-britanico-instruiu-menor-a-dizer-a-mae-surda-que-avo-ia-morrer#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes