Hóquei português de luto. Morreu Júlio Rendeiro, ex-jogador do Sporting

  • 19/11/2025

O hóquei em patins português está de luto. O Sporting confirmou esta quarta-feira, através de um comunicado oficial, a morte de Júlio Rendeiro. O antigo selecionador nacional da modalidade tinha 83 anos e era uma lenda do desporto em Portugal.

 

"No Sporting CP desde a temporada 1971/1972, Júlio Rendeiro rapidamente se tornou uma peça decisiva na espinha dorsal da equipa de hóquei em patins verde e branca, integrando a lendária “Equipa Maravilha” - o quinteto formado com António Ramalhete, João Sobrinho, Chana e António Livramento e amplamente reconhecido como um dos melhores conjuntos de sempre da modalidade", pode ler-se na nota do clube de Alvalade.

Nascido no Porto em 1942, Júlio Rendeiro começou a jogar hóquei no Infante de Sagres, tendo chegado ao Sporting, em 1971. Ao serviço do clube de Alvalade, esta lenda do hóquei português conquistou três campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal, contribuindo ainda para a histórica conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977, à época inédita na modalidade.

Mas não foi apenas no Sporting que Júlio Rendeiro escreveu uma página de ouro. Com a camisola da seleção portuguesa, alinhou em 152 partidas, tendo marcado 112 golos, e conquistado dois títulos de campeão do mundo e cinco de campeão da Europa.

Depois de terminada a carreira enquanto jogador, Júlio Rendeiro assumiu o cargo de selecionador nacional, conduzindo Portugal ao título mundial em 1982. Na época 1978/1979, acumulou essa função com a de treinador do Sporting.

Enquanto dirigente, Júlio Rendeiro foi vice-presidente das direções leoninas presididas por Amado de Freitas (1986-1988) e José Eduardo Bettencourt, tendo ainda sido vogal do Conselho Fiscal entre 2002 e 2009. Integrou a Comissão de Honra do Centenário do Sporting e foi ainda distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador, em 1976, e posteriormente considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

Marcelo lamenta morte do antigo hoquista e

Marcelo lamenta morte do antigo hoquista e "ídolo" Júlio Rendeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do antigo hoquista Júlio Rendeiro, aos 83 anos, recordando-o como um "ídolo da sua juventude".

Lusa | 23:35 - 19/11/2025

"O legado de Júlio Rendeiro ultrapassa as vitórias e os títulos. A sua postura exemplar, dedicação e compromisso com os valores Leoninos contribuíram de forma decisiva para a afirmação do Sporting enquanto potência do desporto nacional. Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube", termina a nota do emblema leonino.

Também a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) deixou uma nota de condolências nas suas plataformas oficiais.

"A Federação de Patinagem de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, uma das figuras mais marcantes da história do hóquei em patins português (...) A Federação de Patinagem de Portugal apresenta as suas mais sentidas condolências à família, amigos e a todos os que partilharam o seu percurso, prestando homenagem ao contributo de Júlio Rendeiro para o hóquei em patins nacional", pode ler-se.

Leia Também: Sporting anula entrada em falso e segue para os 'quartos' da Taça Europa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2891167/hoquei-portugues-de-luto-morreu-julio-rendeiro-ex-jogador-do-sporting#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes