Hóquei português de luto. Morreu Júlio Rendeiro, ex-jogador do Sporting
- 19/11/2025
O hóquei em patins português está de luto. O Sporting confirmou esta quarta-feira, através de um comunicado oficial, a morte de Júlio Rendeiro. O antigo selecionador nacional da modalidade tinha 83 anos e era uma lenda do desporto em Portugal.
"No Sporting CP desde a temporada 1971/1972, Júlio Rendeiro rapidamente se tornou uma peça decisiva na espinha dorsal da equipa de hóquei em patins verde e branca, integrando a lendária “Equipa Maravilha” - o quinteto formado com António Ramalhete, João Sobrinho, Chana e António Livramento e amplamente reconhecido como um dos melhores conjuntos de sempre da modalidade", pode ler-se na nota do clube de Alvalade.
Nascido no Porto em 1942, Júlio Rendeiro começou a jogar hóquei no Infante de Sagres, tendo chegado ao Sporting, em 1971. Ao serviço do clube de Alvalade, esta lenda do hóquei português conquistou três campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal, contribuindo ainda para a histórica conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977, à época inédita na modalidade.
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, que partiu esta quarta-feira, aos 83 anos.
— Sporting CP (@SportingCP) November 19, 2025
https://t.co/cBhxokVoDX pic.twitter.com/Bs7L8ZnHyF
Mas não foi apenas no Sporting que Júlio Rendeiro escreveu uma página de ouro. Com a camisola da seleção portuguesa, alinhou em 152 partidas, tendo marcado 112 golos, e conquistado dois títulos de campeão do mundo e cinco de campeão da Europa.
Depois de terminada a carreira enquanto jogador, Júlio Rendeiro assumiu o cargo de selecionador nacional, conduzindo Portugal ao título mundial em 1982. Na época 1978/1979, acumulou essa função com a de treinador do Sporting.
Enquanto dirigente, Júlio Rendeiro foi vice-presidente das direções leoninas presididas por Amado de Freitas (1986-1988) e José Eduardo Bettencourt, tendo ainda sido vogal do Conselho Fiscal entre 2002 e 2009. Integrou a Comissão de Honra do Centenário do Sporting e foi ainda distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Amador, em 1976, e posteriormente considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.
"O legado de Júlio Rendeiro ultrapassa as vitórias e os títulos. A sua postura exemplar, dedicação e compromisso com os valores Leoninos contribuíram de forma decisiva para a afirmação do Sporting enquanto potência do desporto nacional. Aos amigos e, em especial, à família de Júlio Rendeiro, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube", termina a nota do emblema leonino.
Também a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) deixou uma nota de condolências nas suas plataformas oficiais.
"A Federação de Patinagem de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Júlio Rendeiro, uma das figuras mais marcantes da história do hóquei em patins português (...) A Federação de Patinagem de Portugal apresenta as suas mais sentidas condolências à família, amigos e a todos os que partilharam o seu percurso, prestando homenagem ao contributo de Júlio Rendeiro para o hóquei em patins nacional", pode ler-se.
Leia Também: Sporting anula entrada em falso e segue para os 'quartos' da Taça Europa














