Homem em Sintra integrava rede criminosa de fraudes com criptomoedas

  • 24/11/2025

Em comunicado, publicado na página na Internet da Procuradoria da República da Comarca de Portalegre, o Ministério Público indicou que o homem, de 27 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial na quinta-feira.

 

O arguido está indiciado pela prática dos crimes de burla, burla informática e nas comunicações, branqueamento, falsidade informática e acesso ilegítimo, pode ler-se.

E, nos autos, segundo o MP, considerou-se que o homem se encontra "fortemente indiciado" de integrar uma estrutura criminosa organizada, especialmente vocacionada para a prática de fraudes relacionadas com criptomoedas, operando através de uma plataforma fictícia de investimentos, mediante a qual logrou apropriar-se de quantias monetárias de forma ilícita.

Após o interrogatório, o Tribunal de Portalegre determinou que o arguido fosse libertado, sob termo de identidade e residência, obrigação de apresentação semanal à força de segurança da área de residência, proibição de aceder a plataformas digitais de conteúdo financeiro e obrigação de entrega do seu passaporte.

A investigação está a cargo da PJ, sendo o inquérito dirigido pelo MP de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.

Contactada pela Lusa, fonte da PJ revelou tratar-se do mesmo homem que foi detido em Sintra, no distrito de Lisboa, na semana passada, por aquela polícia de investigação criminal.

Na sexta-feira passada, em comunicado, a PJ anunciou a detenção do indivíduo, no âmbito da operação "Fluxo Nr1", liderada pela Unidade Nacional de Combate à Cibercriminalidade e Criminalidade Tecnológica, na sequência de pedidos de colaboração internacionais.

"Embora o suspeito resida em Portugal, continua a manter ligações a estruturas que operam internacionalmente de forma modal e multifacetada, orientadas para a criação e gestão de plataformas fictícias de investimento", salientaram então as autoridades portuguesas.

Segundo a PJ, a rede procura identificar e explorar "vulnerabilidades em potenciais investidores" e desenvolvem "mecanismos de ocultação de fundos, causando avultados prejuízos financeiros a inúmeras vítimas em diferentes geografias".

"Na sequência de uma busca domiciliária, foram apreendidos diversos dispositivos informáticos e recolhido um vasto acervo documental e digital, demonstrativo da atividade ilícita praticada pelo suspeito", acrescentou a PJ, dando conta que o processo foi conduzido pela Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Ponte de Sor.

Leia Também: Fraude com criptomoedas. PJ detém homem recrutado por rede internacional

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2893842/homem-em-sintra-integrava-rede-criminosa-de-fraudes-com-criptomoedas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes