Homem detido por suspeitas de integrar rede de burla "Olá pai, Olá mãe"
- 22/11/2025
Um homem de 26 anos foi detido após a Guarda Nacional Republicana (GNR), na cidade de Braga, ter desmantelado uma rede criminosa dedicada à prática de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.
A GNR explica, em comunicado, que, no âmbito da operação, "foram realizadas duas buscas domiciliárias, nos concelhos de Gondomar e Braga, que permitiram apreender dois equipamentos com 128 slots destinados a comunicações em massa", que eram "utilizados no esquema de burla "Olá Pai, Olá Mãe"", assim como em outros "crimes praticados através da plataforma Telegram".
De acordo com a GNR, "os equipamentos encontravam-se em pleno funcionamento aquando da intervenção policial".
Foram assim apreendidos 15.111 cartões SIM de uma operadora nacional, 20 cartões bancários, 19 pen drives, dez computadores, cinco telemóveis e cinco discos rígidos.
A GNR dá ainda conta de que foram também "identificadas cerca de dez carteiras de criptomoeda, utilizadas para o movimento de capitais provenientes da atividade criminosa".
O detido já foi presente no Tribunal Judicial de Portimão e foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações periódicas semanais no posto policial da sua área de residência.
Leia Também: Sete casas assaltadas em Macedo de Cavaleiros nos últimos dias













