Homem com 20 gatos recusa-se a sair de casa em Reguengo do Alviela

  • 06/02/2026

O homem habita, com 20 gatos, uma casa situada num ponto elevado de Reguengo do Alviela, no distrito de Santarém. Contactado pelo telefone comunicou que não vai abandonar a habitação mesmo depois do aumento significativo do nível das águas do Alviela, rio que desagua no Tejo.

 

"Não quero saber, daqui não saio", comunica o morador aos bombeiros e à equipa de assistentes sociais que o tentaram convencer a aceitar a retirada que está a ser operacionalizada pela Proteção Civil e pelos Bombeiros de Pernes.

"Efetivamente o senhor tem 20 gatos. Vamos tentar recolher os animais todos (...) e convencer o senhor a sair", disse à Lusa o sub-comandante dos Bombeiros de Pernes, Pedro Carvalho.

Para auxiliar os bombeiros, uma equipa da GNR deslocou-se à aldeia isolada, numa embarcação da Proteção Civil, para tentar convencer o habitante a "mudar de ideias".

O bote seguiu para a aldeia com várias jaulas de transporte de animais a bordo.

Até ao momento, as autoridades retiraram de Reguengo do Alviela um total de nove pessoas e cinco animais de companhia.

O último resgate ocorreu às 13:00 quando a lancha da Proteção Civil desembarcou um grupo de quatro pessoas e três animais de companhia.

A maior parte dos habitantes abandonou a localidade na quinta-feira, mas cerca de dez pessoas em casas com andares superiores quiseram ficar e ainda esperam ser retirados durante as próximas horas.

O agravamento do estado do tempo e as descargas das barragens agravaram as condições de segurança dos habitantes isolados pelas águas do rio.

A Proteção Civil e os Bombeiros de Pernes montaram uma base junto de uma estrada submersa a cerca de dois quilómetros da aldeia.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

Leia Também: Cheias, destruição, pânico e salvamentos. As imagens da calamidade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934460/homem-com-20-gatos-recusa-se-a-sair-de-casa-em-reguendo-do-alviela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes