Holocausto está a ser distorcido para "alimentar antissemitismo"

  • 26/01/2026

Num comunicado divulgado na véspera de se assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, Von der Leyen frisa que, três gerações após o regime Nazi ter assassinado seis milhões de judeus, a memória do Holocausto está a ser usada para "dividir, relativizar crimes e para alimentar o antissemitismo".

 

"Sejamos claros: nada pode jamais justificar que se distorça, minimize ou instrumentalize um dos capítulos mais sombrios da história da Europa", defende a presidente da Comissão Europeia.

Von der Leyen refere que, recentemente, se tem assistido "a um aumento de atos antissemitas em toda a Europa, obrigando muitos judeus a terem de esconder a sua identidade e a viver com medo".

"Isto é inaceitável", afirma.

Assegurando que a Comissão Europeia está "ao lado das comunidades judaicas europeias", Von der Leyen defende que a Europa "tem de ser um lugar seguro para os judeus e para as pessoas de todas as confissões".

"Continuamos a implementar a Estratégia da União Europeia (UE) de combate ao antissemitismo e de promoção da vida judaica, em conjunto com os Estados-membros da UE", refere, acrescentando que o executivo comunitário está também a "trabalhar para prevenir a radicalização, garantindo a proteção dos grupos vulneráveis 'online' e reforçando as medidas de segurança para proteger os espaços públicos e os locais de culto contra ataques".

A presidente da Comissão Europeia refere ainda que se está a chegar ao fim "da chamada 'era das testemunhas'", em que os últimos sobreviventes do Holocausto começam a desaparecer, e defende que, nesse contexto, a responsabilidade de todos aumenta.

"Devemos encontrar novas formas de relembrar as atrocidades, de contar a verdade sobre o que aconteceu e de aprender com o passado. Para esse fim, estamos a preservar os locais do Holocausto, a reforçar a sua visibilidade e o seu conhecimento entre gerações", diz.

Von der Leyen salienta que "a memória não é um dado adquirido" e depende de todos, defendendo que é necessário "transmitir as lições do Holocausto e construir uma Europa livre do antissemitismo e de todas as formas de ódio".

"Esta é a nossa responsabilidade partilhada e o nosso compromisso de longo prazo enquanto europeus", afirma.

Leia Também: Morreu Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e meia-irmã de Anne Frank

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926255/holocausto-esta-a-ser-distorcido-para-alimentar-antissemitismo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes