Hoje toma posse a nova secretária da Educação da Madeira
- 15/09/2025
"É uma pessoa ligada a ciência e à tecnologia, fez um excelente trabalho de ligação entre a universidade e as instituições da sociedade", disse o chefe do executivo madeirense (PSD/CDS-PP), sublinhando que a nova secretária regional tem um "sentido prospetivo" e "capacidade para vislumbrar aquilo que é necessário para o futuro".
A professora universitária Elsa Fernandes toma posse hoje perante a Assembleia Legislativa da Madeira como nova secretária da Educação, Ciência e Tecnologia do governo madeirense, substituindo Jorge Carvalho, que é o candidato da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal do Funchal nas autárquicas de 12 de outubro.
Esta é a primeira alteração no XVII Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, que tomou posse em abril.
Os decretos de exoneração de Jorge Carvalho e de nomeação de Elsa Fernandes deverão ser assinados pelo representante da República para a Madeira, Ireneu Cabral Barreto, e publicados hoje em Diário da República.
No final da audiência com o representante da República, que decorreu no Palácio de São Lourenço, no Funchal, Miguel Albuquerque indicou que as pastas de Coordenação Política, Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, até agora tuteladas por Jorge Carvalho, vão transitar para a Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, chefiada por Eduardo Jesus.
Elsa Fernandes ficará responsável apenas pelas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia.
"É uma pessoa que está dentro daquilo que foram as linhas de ação do sistema educativo regional", considerou Albuquerque, adiantando que o executivo pretende "manter as políticas que têm sido prosseguidas" e continuar com uma "aposta decisiva na qualificação e na educação das futuras gerações da Madeira".
"Vamos prosseguir estas políticas com inovação tecnológica, com estabilidade e motivação dos agentes educativos, designadamente os professores, e com a capacidade de analisarmos com sentido crítico as inovações pedagógicas que estão que estão a ser prosseguidas", disse, realçando ser também importante "dotar os jovens de sentido crítico apurado".
"Neste século que estamos a viver, toda a gente percebe que a qualificação das novas gerações é a pedra angular para o desenvolvimento das sociedades e, nesse sentido, é muito importante nós mantermos um sistema educativo transversal que seja focado exatamente na excelência da educação que é ministrada aos jovens", declarou.
Jorge Carvalho, o secretário da Educação que hoje cessa funções, exerceu o cargo desde 2015, ano em que o social-democrata Miguel Albuquerque assumiu a liderança do Governo Regional da Madeira, e a partir de agora vai dedicar-se à campanha eleitoral para as autárquicas como cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP à Câmara do Funchal.
A sua sucessora, Elsa Fernandes, é professora associada da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira e passa a integrar o XVII Governo da Região Autónoma da Madeira.
Licenciada em Matemática - Ramo Ensino, com mestrado e doutoramento em Educação - Didática da Matemática, a nova secretária regional foi, entre maio de 2017 e maio de 2025, vice-reitora da Universidade da Madeira, com os pelouros da internacionalização, investigação, inovação e empreendedorismo.
Leia Também: CDU é a "única" a concorrer a todos os órgãos no Continente e Madeira