Ho! Ho! Ho! Natal traz frio no sapatinho? Saiba como vai estar o tempo
- 24/12/2025
O Pai Natal já saiu da Lapónia com as suas renas e parece que traz consigo o frio dos países nórdicos (e até a neve). O melhor mesmo é tentar manter-se quente, porque nesta véspera de Natal, dia 24 de dezembro, há uma "descida da temperatura, em especial da mínima" em Portugal continental.
De acordo com a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje, haverá "períodos de céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde".
Há possibilidade de "aguaceiros fracos e dispersos, em especial até ao início da tarde, que poderão ser neve em cotas acima de 800/1.000 metros". Poderá também haver "formação de gelo ou geada", sobretudo nas regiões do interior.
Quanto ao vento, deverá soprar "por vezes forte nas terras altas".
Note-se que registar-se-á uma "descida da temperatura mínima" e que, na região sul do país, haverá uma "pequena descida da temperatura máxima".
Um cenário semelhante também na Grande Lisboa e no Grande Porto.
O distrito mais frio do continente deverá ser o da Guarda, que terá uma máxima de apenas 6ºC e a mínima será 1ºC. Já o distrito mais 'quente' será Aveiro com uma máxima de 16ºC.
Como estará o tempo durante esta semana?
Ainda segundo as previsões do IPMA, recorde-se, entre os dias 23 e 26 de dezembro, "o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela interação de um anticiclone localizado a sul do arquipélago dos Açores, a estender-se para nordeste, e por uma região depressionária sobre a Península Ibérica, que transporta uma massa de ar frio na circulação".
De notar ainda que hoje e amanhã - quarta e quinta-feira - "prevê-se ocorrência de aguaceiros", que poderão ser "neve acima de 1.100/1.300 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela no dia 24, e baixando para 800/1000 metros no final da tarde de dia 25".
A partir desta quarta-feira, noite de consoada e véspera de Natal, prevê-se uma descida gradual de temperatura, com valores de temperatura máxima inferiores a 13°C em todo o território. A temperatura mínima, de um modo geral, será inferior a 5°C, sendo inferior a 0°C no interior Norte e Centro.
Que cuidados deve ter com o frio?
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Assim, a DGS recomenda que os cidadãos evitem mudanças bruscas de temperatura, se vistam por camadas, ajustando a roupa ao ambiente, protejam as extremidades com gorro, luvas e meias quentes e usem calçado antiderrapante para evitar quedas.
Manter a pele hidratada, sobretudo a cara, mãos e lábios, beber água e bebidas quentes e comer sopa são outras das indicações, para que a população se mantenha hidratada e quente.
Já o álcool deve ser evitado, pois, segundo a DGS, "cria uma falsa sensação de calor e aumenta o risco de hipotermia".
Em casa, deve-se evitar estar mais de uma hora seguida sentado, para reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde e ajudar a manter o corpo aquecido.
Aconselha-se ainda a população a fazer "refeições mais frequentes, encurtando as horas entre elas", e a aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, como, por exemplo, frutos e hortícolas, pois contribuem para reduzir o aparecimento de infeções.
Por outro lado, deve evitar-se o consumo de alimentos fritos, com muita gordura ou açúcar.














