Hipertensão: Novo exame de 10 minutos pode melhorar tratamento
- 28/11/2025
Um novo exame de 10 minutos pode vir a ajudar pessoas com hipertensão. Segundo um estudo, acaba por ser útil ao identificar um problema que afeta estes pacientes e está relacionado com as hormonas que regulam os níveis de sal no organismo.
Uma investigação da University College London, publicada no New England Journal of Medicine, apresenta um exame de 10 minutos como solução para identificar hiperatividade das glândulas suprarrenais, algo que não era possível com outro tipo de exames.
Novo tratamento contra hipertensão
Explicam que este problema pode ser difícil de diagnosticar e pode passar despercebido com outro tipo de exames. Estas glândulas podem produzir em excesso uma hormona que regula os níveis de sal no corpo.
“Estávamos à espera de um teste como este há muitas décadas. Esta inovação vai transformar o diagnóstico do excesso de aldosterona como uma causa importante e anteriormente oculta de hipertensão em muitos pacientes”, revela o médico Bryan Williams, um dos autores do estudo.
Leia Também: Tabagismo e colestrol são fatores-chave para enfartes precoces
Explica que esta é a primeira vez que é possível detetar este problema. “A intensidade do sinal reflete o nível de superprodução de aldosterona. Isso poderá permitir, no futuro, direcionar com mais precisão o tratamento.”
O exame consegue criar imagens 3D do organismo e mapear as quantidades de um marcador que pode identificar a doença referida. Este procedimento não dura mais do que 10 minutos, como explicam.
"É muito gratificante levar a inovação laboratorial para a clínica em benefício de doentes com hipertensão e de difícil tratamento.” O estudo ainda está na segunda fase de testes e ainda não se sabe quando poderá ficar disponível.
Ainda acredita nestes seis mitos sobre hipertensão?
O 'website' EatingWell falou com vários especialistas e tirou as dúvidas sobre alguns dos mitos mais comuns sobre a hipertensão. Saiba tudo.
1- A pressão arterial não é um grande problema
"Pressão arterial alta ao longo dos anos demonstrou que pode danificar órgãos internos, particularmente os sensíveis à pressão arterial, como cérebro, olhos, coração e rins", revela o cardiologista Ian Del Conde Pozzi.
2- Alimentos processados aumentam a pressão arterial
"Alimentos processados como feijão enlatado, tofu e aveia podem ser ótimos complementos para a saúde do coração, uma vez que são ricos em fibras e proteínas vegetais", diz Patricia Kolesa.
3- Dieta de baixo teor de sódio é tudo o que precisa
"Comer mais potássio pode ser melhor do que comer menos sódio quando se trata de controlar a pressão arterial", diz Jen Hernandez.
4- Só precisa de tomar medicamentos
"Às vezes é necessário tomar medicamentos para melhorar os números, mas isso não significa que mudanças no estilo de vida não importem", diz Karman Meyer, RD
5- Só corre risco se tiver histórico familiar
"Um mito comum é que não desenvolverá pressão alta se não tiver histórico familiar de pressão alta ou doença cardíaca", diz Marjorie Nolan Cohn.
6- Quem tem um Índice de Massa Corporal não precisa de se preocupar
"A hipertensão pode ocorrer mesmo em pessoas com peso corporal saudável", diz Mascha Davis.














