Hérnia encarcerada: Entenda a condição que afetou Presidente da República
- 02/12/2025
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi, na segunda-feira à noite submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, durante a tarde, na sequência de uma hérnia encarcerada. Entretanto, uma nota publicada na página da Presidência da República refere que, apesar de continuar internado, Marcelo Rebelo de Sousa "já está acordado e bem disposto", tendo a equipa médica garantido também que passou bem a noite e que, correndo tudo bem, poderá ter alta já amanhã.
Mas o desconhecimento geral sobre a condição de saúde que acometeu o chefe de Estado levantou algumas questões. Afinal, o que é uma hérnia encarcerada, quem pode ter este problema, quais são os primeiros sintomas?
Uma hérnia encarcerada é, de acordo com a Cleveland Clinic, "uma hérnia presa", em que a "pressão dos músculos abdominais impede que esta retorne ao abdómen", chegando a originar um caroço na parte inferior do abdómen ou na virilha, o que pode levar a uma obstrução intestinal e, consequentemente, pôr em risco a vida do paciente, acrescentam os especialistas do Healthline.
Para tratar e reposicionar uma hérnia destas, é necessária uma cirurgia, tal como aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa, sobretudo para evitar que a hérnia encarcerada evolua para hérnia estrangulada, situação cujo risco é superior.
"Quando numa hérnia encarcerada é também comprometida a irrigação sanguínea pode haver necrose (morte) dos tecidos do intestino. Neste caso, que é o mais grave, diz-se que há uma hérnia estrangulada", descreve, por sua vez, a rede de saúde do Hospital da Luz.
Leia Também: Dia Mundial da SIDA. "Em Portugal continuamos com diagnósticos tardios"
Sintomas de hérnias encarceradas ou estranguladas
Alguns dos sintomas mais comuns de uma hérnia encarcerada ou estrangulada podem incluir dores intensas na área da hérnia, náuseas e vómitos. No entanto, há outros sintomas a que deve estar atento e que distinguem este problema, segundo a Healthline:
- Fezes com sangue
- Incapacidade de libertar gases
- Inflamação, sensibilidade e vermelhidão em torno da hérnia
- Aumento da frequência cardíaca
O que está na origem deste problema de saúde
As hérnias podem ser formadas desde o nascimento, de acordo com os especialistas do Healthline, mas podem ocorrer em qualquer fase da vida, principalmente "se o tecido muscular do abdómen enfraquecer".
Fatores de risco
- Gravidez
- Atividades fisicamente exaustivas
- Histórico de cirurgias abdominais, incluindo cesariana (pode enfraquecer a parede abdominal)
- Esforço exagerado ao evacuar
- Tosse crónica
Se reparou na presença de alguns destes sintomas deve consultar um médico com urgência. O despiste deste problema de saúde pode ser realizado através de radiografias e ecografias.














