Helena Laureano revela problema de saúde após falarem da sua aparência
- 06/02/2026
Helena Laureano esteve na manhã desta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, no "Dois às 10", da TVI, para falar sobre o vídeo que recentemente publicou nas redes sociais a citar um poema Florbela Espanca, "Exaltação". As imagens deixaram-na no centro das atenções ao ver a sua aparência a ser comentada.
Em conversa com Cláudio Ramos e Cristina Ferreira, a atroz explicou que, de facto, "está mais forte", revelando que pesa atualmente "91 quilos".
"Na gravidez também estive neste peso, mas aí era mais magra e tinha 30 quilos em cima de mim. Ela [a filha] nasceu com 3,950, era como se fosse um bebé de um mês", recordou, acrescentando, no entanto, que "nunca teve tendência para engordar facilmente".
"Isto tem tudo a ver com a artrite reumatoide e a doença de dupuytren", destacou de seguida, revelando assim o seu problema de saúde.
Helena Laureano já tem algumas limitações, como meter creme na cara, que teve de arranjar estratégias para fazer esta rotina, uma vez que não consegue esticar os dedos.
A artrite reumatoide foi-lhe diagnosticada quando estava a gravar a série "Golpe de Sorte", da SIC, em 2019. "Sendo que já tinha um bocadinho porque era hereditário, mas foi aí que foi mesmo atacado."
"Mesmo assim, estou muito melhor, porque eu estava muito inchada por causa da cortisona na altura em que tivemos a pandemia da Covid-19", notou ainda. "Naquela altura também bebia cerveja, agora, neste momento não bebo, mas como, e tenho bebido muito pouca água", comentou.
Durante a conversa com os apresentadores, a atriz disse também que "esteve internada com depressão". "A depressão é uma coisa que eu tenho desde miúda. Aos meus 18 anos fui diagnosticada, tanto que comecei a tomar o Valdispert muito cedo. Onde é que isso se notava? Nas peladas."
Concretamente sobre o vídeo que publicou nas redes sociais e que deu tanto falatório, Helena Laureano realçou que se tratou de "uma coisa mesmo caseira". Apesar de alguns comentários negativos, a atriz saliente que "tem tido uma onda de solidariedade e de empatia."
O que é a doença de dupuytren?
De acordo com o site da CUF, "a doença de Dupuytren é causada por um espessamento anormal da fáscia palmar (tecido entre a pele e as estruturas tendinosas e vasculo-nervosas na palma da mão e dedos) que pode limitar a mobilidade de um ou mais dedos. Em alguns doentes forma-se uma corda subcutânea que se estende da palma da mão para os dedos que causa flexão dos dedos, limitando a sua extensão. Algumas vezes a doença pode originar espessamento na face dorsal das articulações dos dedos, contratura no pénis ou na face plantar dos pés".
O que é a artrite reumatoide?
Ainda de acordo com o site da CUF, "a artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória que se manifesta sob a forma de uma poliartrite (definida pelo envolvimento de três ou mais articulações), bilateral (afeta articulações nos dois lados do corpo), simétrica (atinge as mesmas articulações dos dois lados do corpo), progressiva, destrutiva e deformante. Esta evolução culmina, após 10 a 20 anos de evolução da patologia, em particular nos pacientes com resposta parcial aos tratamentos, em algum grau de incapacidade motora".
Leia Também: Mariana Patrocínio partilha novo diagnóstico do filho: "Estava amarelado"














