Hamas quer que cessar-fogo respeite o "direito legítimo" de estar armado

  • 14/12/2025

"A resistência e as suas armas são um direito legítimo garantido pelo direito internacional e estão ligadas à criação de um Estado palestiniano", declarou Hayya, numa mensagem divulgada pela televisão Al-Aqsa, ligada ao Hamas.

 

"Estamos dispostos a estudar qualquer proposta que preserve esse direito e garanta a criação de um Estado palestiniano", acrescentou.

Fruto de fortes pressões norte-americanas, uma trégua entrou em vigor em 10 de outubro na Faixa de Gaza, pouco mais de dois anos após o início da guerra desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas, em 7 de outubro de 2023, em Israel.

"Não há futuro para o Hamas na Faixa de Gaza, eles serão desarmados", reafirmou na quinta-feira uma porta-voz do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, após uma proposta do movimento islâmico palestiniano de um simples "congelamento" ou "armazenamento" do seu arsenal.

O acordo de cessar-fogo, que deverá conduzir ao fim da guerra e à reconstrução do território palestiniano, já permitiu uma retirada parcial das tropas israelitas da Faixa de Gaza, bem como a troca de reféns israelitas por detidos palestinianos presos por Israel.

Israel aguarda a devolução do último refém retido em Gaza antes de iniciar as negociações sobre a segunda fase do acordo.

Esta fase prevê o desarmamento do Hamas, a retirada progressiva do exército israelita de todo o território, a criação de uma autoridade de transição e o envio de uma força internacional.

Khalil al-Hayya confirmou ainda que o responsável pela produção de armas do grupo foi morto no sábado, durante um ataque israelita contra o território palestiniano.

"O povo palestiniano está a atravessar um período difícil e a sofrer enormemente (...) com o martírio de mais de 70.000 pessoas, sendo as últimas vítimas o comandante Raed Saad e os seus companheiros", afirmou Hayya.

Israel anunciou no sábado ter matado Raed Saad, descrevendo-o como "um dos arquitetos" do ataque do Hamas de outubro de 2023.

Segundo Telavive, o comandante dirigia o quartel-general da produção de armas do braço militar do Hamas.

Leia Também: Médio Oriente: Oficial do Hamas morto a tiro na Faixa de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903991/hamas-quer-que-cessar-fogo-respeite-o-direito-legitimo-de-estar-armado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes