Hamas propõe "congelar" armamento em troca de trégua a longo prazo

  • 11/12/2025

"A ideia de um desarmamento total é inaceitável para a resistência [o Hamas, N.d.R.], O que se propõe é um congelamento ou um armazenamento [das armas] (...) para dar garantias contra qualquer escalada militar proveniente de Gaza com a ocupação israelita", declarou Khaled Mechaal, antigo líder do movimento islamista palestiniano, numa entrevista à cadeia do Qatar Al Jazeera.

 

"É essa a ideia que estamos a discutir com os mediadores, e penso que, com uma abordagem americana pragmática (...) tal visão poderia ser aceite pela administração americana", afirmou.

A primeira fase do plano do presidente americano, Donald Trump, para pôr fim à guerra, desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas em Israel a 7 de outubro de 2023, previa, com a entrada em vigor de uma trégua a 10 de outubro, a restituição dos reféns mortos e vivos, detidos em Gaza, em troca de centenas de prisioneiros palestinianos detidos em Israel.

Desde quarta-feira só resta um único corpo de um refém em Gaza.

O Primeiro-Ministro israelita Benjamin Netanyahu esperava domingo passar "muito em breve" para a segunda fase, e anunciou um novo encontro com Donald Trump a 29 de dezembro.

Esta segunda fase, em três etapas, prevê, nomeadamente, a retirada das tropas israelitas do território palestiniano e o rápido destacamento de uma força internacional de estabilização, enquanto o Hamas deporia as armas.

"O desarmamento, para um palestiniano, equivale a arrancar-lhe a própria alma", insistiu M. Mechaal.

O Hamas, acrescentou, que "não tem qualquer objeção a que forças internacionais, ou forças internacionais de estabilização, sejam destacadas ao longo da fronteira, como a UNIFIL", a força de manutenção da paz da ONU destacada no sul do Líbano, perto da fronteira israelita.

Estas forças "separariam Gaza da ocupação [Israel, NDLR]", acrescentou, esclarecendo que recusa que atue dentro do território palestiniano, como previsto pelo acordo de cessar-fogo, porque, segundo aquele dirigente do Hamas, isso "equivaleria a uma ocupação".

Os mediadores, bem como os países árabes e islâmicos, disse, podem agir como "garantes" para evitar uma escalada a partir do território palestiniano. "O perigo vem da entidade sionista, não de Gaza", acrescentou, referindo-se a Israel.

Leia Também: Hamas quer segunda fase já e propõe cessar-fogo de 10 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902656/hamas-propoe-congelar-armamento-em-troca-de-tregua-a-longo-prazo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes