Hamas pede ajuda internacional para remover explosivos não-detonados em Gaza

  • 24/11/2025

"O porta-voz do movimento, Hazem Qassem, instou hoje todos os organismos internacionais relevantes a tomarem medidas urgentes para remover os perigosos engenhos na Faixa de Gaza, que representam bombas-relógio que podem explodir a qualquer momento", referiu o comunicado.

 

A Direção-Geral da Polícia de Gaza informou que uma criança sofreu ferimentos ligeiros devido à explosão de "um objeto remanescente da ocupação na zona costeira norte da Cidade de Gaza".

Segundo o Serviço da ONU de Ação contra as Minas (UNMAS), entre 5% e 10% das armas lançadas sobre Gaza não detonaram, "deixando para trás riscos mortais".

Entre outubro de 2023 e janeiro deste ano (quando se iniciou o anterior cessar-fogo em Gaza), pelo menos 92 pessoas foram mortas ou feridas por engenhos explosivos, incluindo granadas de morteiro, 'rockets' e engenhos explosivos improvisados, de acordo com o Programa de Ação contra as Minas nos Territórios Palestinianos Ocupados.

A ONU sublinha que estes resíduos explosivos representam uma ameaça imediata tanto para os civis como para as equipas humanitárias, estimando-se que o enclave palestiniano possa demorar até 14 anos a ficar completamente livre de bombas não-detonadas.

O porta-voz da UNICEF, Ricardo Pires, afirmou na sexta-feira, numa conferência de imprensa na sede da ONU em Genebra, que, desde que o cessar-fogo entrou em vigor, em outubro, pelo menos 67 crianças morreram em incidentes relacionados com o conflito, o que representa "uma média de quase duas crianças por dia", apesar do compromisso de cessar a violência.

O acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza constitui a primeira fase de um plano de paz proposto pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, após negociações indiretas mediadas pelo Egito, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

Esta fase da trégua envolveu a retirada parcial do Exército israelita para a denominada "linha amarela" demarcada pelos Estados Unidos, linha divisória entre Israel e a Faixa de Gaza, a libertação de 20 reféns vivos em posse do Hamas e de 1.968 prisioneiros palestinianos.

O cessar-fogo visa pôr fim a dois anos de guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque de 07 de outubro de 2023 do Hamas a Israel, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 sequestradas.

A retaliação de Israel fez mais de 69.500 mortos - entre os quais mais de 20.000 crianças - e quase 171.000 feridos, na maioria civis, segundo números atualizados (com as vítimas das quebras do cessar-fogo por Israel) pelas autoridades locais, que a ONU considera fidedignos.

Fez igualmente milhares de desaparecidos, soterrados nos escombros e espalhados pelas ruas, e mais alguns milhares que morreram de doenças e infeções e fome, causada por mais de dois meses de bloqueio de ajuda humanitária e pela posterior entrada a conta-gotas de mantimentos, distribuídos em pontos considerados "seguros" pelo Exército, que regularmente abria fogo sobre civis famintos.

Há muito que a ONU declarou o território em grave crise humanitária, com mais de 2,1 milhões de pessoas numa "situação de fome catastrófica" e "o mais elevado número de vítimas alguma vez registado" pela organização em estudos sobre segurança alimentar no mundo, mas a 22 de agosto emitiu uma declaração oficial do estado de fome na cidade de Gaza e arredores.

Já no final de 2024, uma comissão especial da ONU acusara Israel de genocídio em Gaza e de usar a fome como arma de guerra, situação também denunciada por países como a África do Sul junto do Tribunal Internacional de Justiça, e uma classificação igualmente utilizada por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.

Leia Também: Hamas saúda saída da "desumana" Fundação Humanitária de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893827/hamas-pede-ajuda-internacional-para-remover-explosivos-nao-detonados-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes