Hamas exorta Conselho de Paz de Trump a travar violações de trégua

  • 17/02/2026

"Apelamos aos membros do Conselho para que tomem medidas sérias a fim de obrigar a ocupação israelita a pôr fim às suas violações em Gaza, enquanto a guerra de genocídio continua" no território palestiniano, declarou à AFP o porta-voz do movimento islâmico, Hazem Qassem, antes da reunião inaugural do Conselho de Paz prevista para quinta-feira em Washington.

 

O Conselho de Paz foi inicialmente concebido para supervisionar a trégua e a reconstrução do território palestino após a guerra entre Israel e o Hamas, mas a sua carta atribui-lhe um objetivo muito mais amplo, concorrente ao da ONU, que é a resolução de conflitos armados no mundo.

Por seu turno, o chefe da diplomacia israelita, Gideon Saar, anunciou que irá representar Israel na quinta-feira em Washington na reunião inaugural.

Saar participará numa reunião ministerial do Conselho de Segurança da ONU em Nova Iorque na quarta-feira e depois irá a Washington, onde "representará Israel" na reunião do «Conselho de Paz», informou o gabinete do ministro num comunicado.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, que se reuniu com Donald Trump a 11 de fevereiro em Washington, não irá à reunião, embora tenha ratificado a participação de Israel no Conselho de Paz, sem esperar pela cerimónia oficial, de acordo com os seus serviços.

Antes da reunião de quinta-feira, o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, apelou aos membros do «Conselho de Paz» para que «tomem medidas sérias para obrigar a ocupação israelita a pôr fim às suas violações em Gaza, enquanto a guerra de genocídio continua» no território.

O movimento islâmico também apelou ao Conselho de Paz para que trabalhe no sentido de permitir que o Comité Nacional para a Administração de Gaza (NCAG), encarregado de gerir provisoriamente o território, "inicie os seus trabalhos".

Quase diariamente e apesar da trégua, Israel bombardeia ou dispara contra palestinianos que, alega, se aproximam demasiado das tropas posicionadas na "linha amarela", uma demarcação não explicitamente definida onde continuam destacadas e a partir da qual mantêm ainda o controlo militar de mais de metade do enclave.

O número de habitantes de Gaza mortos por ataques israelitas desde a entrada em vigor da trégua ultrapassou no domingo os 600.

No total, desde que Israel iniciou a sua ofensiva em Gaza, em retaliação pelos ataques do Hamas em outubro de 2023, mais de 72.000 palestinianos morreram em ataques israelitas -- entre os quais mais de 20.000 crianças -- e mais de 171.700 ficaram feridos, muitos com amputações e lesões permanentes, segundo dados do Ministério da Saúde do Governo do Hamas no enclave palestiniano.

Leia Também: Museu Britânico retira palavra "Palestina" de exposição sobre antigo Médio Oriente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940872/hamas-exorta-conselho-de-paz-de-trump-a-travar-violacoes-de-tregua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes