Haiti anuncia eleições legislativas e presidenciais para o verão de 2026

  • 03/12/2025

O Haiti, o país mais pobre do continente americano, não realiza eleições há nove anos e está sem presidente desde o assassinato de Jovenel Moïse em julho de 2021. Atualmente, é governado por autoridades de transição, que têm tido dificuldade em chegar a um acordo sobre vários assuntos, incluindo o calendário eleitoral.

 

Após a aprovação, na segunda-feira, de um decreto sobre a realização das eleições, "podemos agora dar início ao calendário eleitoral", disse à agência France-Presse (AFP) Jacques Desrosiers, presidente do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), uma entidade institucionalmente independente do executivo.

"O restabelecimento da segurança é um pré-requisito para a realização da primeira volta a 30 de agosto de 2026", acrescentou.

O Haiti sofre há muito tempo com a violência dos gangues, mas a situação agravou-se desde o início de 2024, quando o então primeiro-ministro Ariel Henry foi forçado a renunciar pelos grupos armados, que agora, segundo a ONU, controlam 90% de Porto Príncipe, a capital do país.

Os Estados Unidos saudaram o anúncio das eleições, considerando que "marca um passo importante para a estabilização da segurança e da governação no Haiti".

"Encorajamos os líderes políticos, a sociedade civil e a comunidade internacional a apoiarem o restabelecimento da estabilidade no Haiti", declarou o Departamento de Estado, que mencionou a realização de uma conferência em 09 de dezembro próximo, em Nova Iorque, onde se discutirá "a criação de uma Força de Eliminação de Gangues".

No final de setembro, o Conselho de Segurança da ONU deu "luz verde" à transformação da missão multinacional destacada no Haiti numa força anti-gangues mais robusta.

O Conselho de Segurança aprovou em 2023 a criação da missão multinacional para ajudar a polícia haitiana, porém, a falta de equipamento e financiamento refletem-se até agora em resultados mais do que mitigados.

Os bandos criminosos cometem assassinatos, violações, pilhagens e raptos, num contexto de instabilidade política crónica no país das Caraíbas.

O presidente do Conselho Presidencial de Transição (CPT), Laurent Saint-Cyr, saudou na segunda-feira a adoção do decreto, que "oferece finalmente ao povo haitiano a possibilidade de escolher livremente e com toda a responsabilidade aqueles que devem governá-lo".

"Ao dar este passo decisivo, enquanto continuamos totalmente empenhados no restabelecimento da segurança, reafirmamos o nosso compromisso de colocar o Haiti de volta ao caminho da legitimidade democrática e da estabilidade", acrescentou.

"A prioridade absoluta é a organização iminente das eleições. Todos os recursos do Estado serão mobilizados para atingir este objetivo", garantiu ainda o gabinete de Saint-Cyr num comunicado, no qual anunciou a adoção e posterior publicação do projeto de decreto eleitoral no jornal oficial "Le Moniteur".

"O caminho para as eleições é irreversível, e o Governo continuará a cooperar com todas as instituições e parceiros nacionais para respeitar escrupulosamente o calendário eleitoral", prossegue o comunicado.

A primeira volta das eleições presidenciais e legislativas no Haiti será realizada a 30 de agosto de 2026, de acordo com o calendário eleitoral apresentado no mês passado pelo CEP ao CPT. Uma segunda volta deve ser realizada em 06 de dezembro do mesmo ano, ainda segundo o CEP, que prevê que o país conte com novas autoridades a partir de 20 de janeiro de 2027.

As últimas eleições realizadas no Haiti tiveram lugar entre 2015 e 2016, durante um período de transição, que terminou com a eleição de Jovenel Moïse, assassinado a 07 de julho de 2020, cinco meses depois de o Conselho Superior Judicial do Haiti ter posto fim ao seu mandato.

Leia Também: Leis de imigração dos EUA fecham portas aos adeptos de Irão e Haiti

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898452/haiti-anuncia-eleicoes-legislativas-e-presidenciais-para-o-verao-de-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes