"Habitação, saúde, lentidão da justiça". Há "muitos desafios para vencer"

  • 01/01/2026

Numa mensagem de Ano Novo gravada em vídeo, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada dirige-se aos portugueses e incentiva-os a "transformar 2026 num novo despertar, num caminho renovado".

 

"Acredito numa democracia justa que promove a coesão e que não deixa ninguém para trás: idosos que precisam de cuidados e jovens que precisam de oportunidades. Aprendi desde novo que unidos somos mais fortes. Desejo um país próspero, livre e coeso, com todos, por todos", declara.

Depois, Gouveia e Melo considera que há "muitos desafios para vencer" no novo ano, entre os quais inclui "a habitação, a saúde, a educação, a desburocratização do Estado, a lentidão da justiça e o acesso equitativo a esta".

Segundo o almirante, entre os desafios que Portugal enfrenta estão também "problemas na segurança interna" e, por outro lado, há "nuvens muito carregadas e incertas no ambiente externo".

"Juntos, vamos transformar este país e cumprir Portugal, dos jovens aos idosos, todos unidos nesta grande jornada de um futuro diferente, ambicioso, próspero, coeso, seguro e justo", afirma.

O candidato presidencial manifesta-se convicto de que os portugueses vencerão estes desafios e promete empenhar-se nessa "muito nobre missão" com todas as suas "forças, capacidades, compromisso, empenho e vontade".

"Porque acima de tudo sou um de vós. Bom ano de 2026, com saúde, amizade e força, para um futuro diferente, de esperança e realização", conclui o almirante, agora na reserva, que coordenou a equipa responsável pelo plano de vacinação nacional contra a covid-19.

São candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro, além de Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado por PSD e CDS-PP), António José Seguro (apoiado do PS), António Filipe (apoiado por PCP e PEV), Catarina Martins (BE), Jorge Pinto (Livre), João Cotrim Figueiredo (IL), André Ventura (Chega), Humberto Correia, André Pestana e Manuel João Vieira.

Leia Também: Gouveia e Melo sem máquina partidária privilegia contactos com população

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2912238/habitacao-saude-lentidao-da-justica-ha-muitos-desafios-para-vencer#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes