Habitação? "É preciso dinamizar mercado do arrendamento"

  • 02/12/2025

Marques Mendes falava aos jornalistas no final de uma visita à Cáritas, em Lisboa, no decorrer da qual classificou a atual situação no mercado de habitação como "um pesadelo", que "vem influenciar muito negativamente a vida das pessoas".

 

Na sua opinião, "construir mais casas é o caminho de futuro, mas leva anos".

"O que está previsto são à volta de seis anos, e as pessoas não podem estar seis anos à espera de ter uma casa. O que significa que falta ainda aqui dinamizar uma outra área, o mercado do arrendamento. Há casas disponíveis em Portugal, sobretudo nos grandes centros urbanos, só que os seus proprietários não as arrendam, porque não têm confiança. Então é preciso gerar confiança e dinamizar o mercado do arrendamento", considerou.

O candidato a Presidente das República deixou um desafio "ao Governo e aos partidos, que apostem no arrendamento, porque é uma solução mais rápida, porque é uma solução que pode, enquanto não se constroem as casas necessárias, colocar várias habitações à disposição, sobretudo das famílias mais vulneráveis, em particular dos jovens".

Luís Marques Mendes considerou que, para tal, "é preciso baixar impostos em matéria de arrendamento, para que haja um incentivo a arrendar e, segundo lugar, é preciso conquistar a confiança".

"Se os principais partidos que estão no Governo ou que aspiram a ser Governo, fizerem um entendimento a 10 anos dizendo que as regras são estas e não vamos alterá-las em 10 anos, comprometemo-nos a isso, as pessoas passam a ter confiança", defendeu.

O candidato e antigo líder do PSD atribuiu a perda de confiança à "decisão completamente imbecil, estúpida e absurda do Governo anterior de dizer que ia fazer o arrendamento coercivo, à força e aí as pessoas passaram a ter medo".

Questionado também sobre uma eventual revisão constitucional, o antigo líder do PSD referiu que essa é uma matéria do parlamento e defendeu que "não faz sentido nenhum" neste momento.

"As prioridades do país, dos portugueses, são a habitação, a saúde, a educação, a imigração. Algum português alguma vez pediu uma revisão constitucional? Não há nada em Portugal que não se possa fazer com a atual Constituição, portanto acho um absurdo", acrescentou.

Nesta visita à Cáritas, em Lisboa, Luís Marques Mendes destacou o plano social como uma das "questões centrais na vida nacional" e justificou a visita como forma de "prestar homenagem" àquela instituição.

"A Cáritas é uma grande instituição que vai fazer 50 anos de vida no próximo ano e que tem, a nível nacional, um papel insubstituível no apoio a vários setores carenciados, setores frágeis da sociedade", destacou, defendendo igualmente que esta instituição é "um caso notável e sem ela e sem a sua intervenção social, a vida em Portugal era muito mais difícil".

Leia Também: Marques Mendes diz que Presidente da República "não está incapacitado"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2898244/habitacao-e-preciso-dinamizar-mercado-do-arrendamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes