Há um doce português na lista dos piores do mundo. Já experimentou?
- 20/01/2026
As listas da plataforma TasteAtlas costumam fazer referências aos melhores pratos de todo o mundo. Portugal é presença assídua nas publicações e volta mais uma vez a estar presente, mas não pelos melhores motivos. Desta vez, há um doce nacional na lista das piores comidas do mundo.
Este ranking da plataforma foi atualizado no final de dezembro de 2005. Entre as 100 piores comidas do mundo, as que contam com pior avaliação no TasteAtlas, está um doce português, que volta a ser mencionado. Falamos dos bolos de São Gonçalo, também conhecidos como ‘colhões’ de São Gonçalo.
O pior doce português
Os bolos nacionais ficaram na 92.ª posição desta lista. No ano passado, o mesmo doce ficou na 99.ª desta lista do TasteAtlas. “Os bolos de São Gonçalo são bolos de pastelaria portugueses incomuns, originários da vila de Amarante. Embora não exista uma receita fixa e os tamanhos variem de um vendedor ambulante para outro, todos têm uma coisa em comum: o formato fálico”, começa por dizer a plataforma.
“Todos os anos, no dia 10 de janeiro e no primeiro fim de semana de junho, acontece uma festa local em homenagem a São Gonçalo de Amarante, e os bolos em formato de pénis costumam ser vendidos em carrinhos de rua, polvilhados com açúcar em pó ou recheados com creme doce. Acredita-se que a prática tenha raízes em rituais pagãos de fertilidade, mas essa afirmação não foi comprovada”, continuam.
Apesar das más notícias, por termos um doce entre as piores comidas, há um lado positivo nesta lista. No ano passado Portugal tinha mais um prato neste ranking, as moelas de frango. Nesta recente atualização não fazem parte da lista.
Leia Também: Novo restaurante de Henrique Sá Pessoa abre já em fevereiro
E quais são os piores pratos do mundo?
No topo desta lista do TasteAtlas está a pizza Vulkanen, originária da Suécia. Na plataforma explicam que o prato foi criado pelo chef Halmat Givra do restaurante Nya Gul & Blå. É uma espécie de pizza vulcão com batatas ao centro, molho e até salada.
Em segundo lugar encontramos o Svið, um prato da Islândia que consiste numa cabeça de ovelha escalada e assada. “O prato é tradicionalmente servido com puré de nabo, geleia de ruibarbo e puré de batatas, especialmente durante o festival tradicional islandês de inverno”, revela a plataforma TasteAtlas.
O pódio é fechado com thoramatur, também da Islândia. Consiste numa seleção de pratos tradicionais que são cortados e servidos com pão. Da seleção fazem parte carne de tubarão, cabeça de cordeiro ou morcela.
Percorra a galeria para conhecer algumas das melhores comidas do mundo segundo o TasteAtlas.
Portugal no top de países com as melhores cozinhas do mundo
Os habituais prémios anuais da plataforma TasteAtlas voltam a destacar a cozinha portuguesa como uma das melhores do mundo. Ficou em quarto lugar segundo os dados divulgados no final de 2025. Houve ainda destaque para regiões e alguns pratos.
“Com base em 590.228 avaliações válidas para 16.357 pratos no banco de dados, estas cozinhas obtiveram as maiores pontuações médias”, revela a plataforma no seu website. Portugal ficou em quarto lugar entre as 100 melhores cozinhas. Obteve uma pontuação de 4,53 pontos.
Entre alguns dos destaques do que tem de provar no país está o pastel de Belém, o presunto do Alentejo, o azeite de Trás-os-Montes, a carne dos Açores ou os queijos Santiago.
A cozinha italiana (4,64) foi considerada a melhor do mundo pelo TasteTalas, prémio que nos últimos anos só não ganhou no ano passado. Entre 2021 e 2024 foi a vencedora desta categoria. O top três é fechado pelas cozinhas grega (4,60) e pela culinária peruana (4,54).














