Há quanto tempo não lava o seu pijama? Descubra o que pode acontecer
- 20/11/2025
Seja um polar ou de manga comprida, por estes dias um pijama para dormir dá sempre muito jeito. Lembra-se há quanto tempo não lava o seu pijama? Pode estar a correr alguns riscos desnecessários. Conheça as consequências e o que pode acontecer quando não o lava as vezes que deveria.
A revista Real Simple falou com alguns especialistas em limpeza doméstica para perceber o que pode acontecer quando não lava o pijama como deveria. "Passamos muito tempo na cama com o pijama vestido. Durante esse tempo, libertamos células mortas da pele, sujidade e até bactérias", começa por dizer Chris Albers, diretor de marketing da Carbona.
O que acontece quando não lava o seu pijama
Um dos problemas mais graves está relacionado com os ácaros da cama. "Os ácaros alimentam-se dessas partículas o que pode aumentar o risco de proliferação", continua o especialista.
Leia Também: 'Cama de batata': A nova tendência do TikTok para um sono confortável
"Se não lavar o seu pijama com frequência suficiente, corre o risco de sofrer efeitos colaterais como agravamento de alergias, erupções cutâneas e infeções", diz Jennie Varney da Molly Maid.
O seu odor corporal acaba por ser mais intenso, poderá sentir-se sujo e até com a sensação de desconforto quando não lava o pijama com frequência.
Quando é que deve lavar o pijama?
"Ao decidir com que frequência lavar o seu pijama, considere o quão próximo esteve da sua pele e o quanto transpirou enquanto o usava", explica Gwen Whiting, cofundadora da The Laundress. Assim, se tomar banho durante a noite acaba por fazer com que precise de lavar menos vezes o seu pijama.
De qualquer forma, os especialistas consideram que deverá lavar e trocar de pijama a cada semana ou semana e meia para evitar alguns riscos já mencionados. Explicam que a menos que transpire muito ou que esteja visivelmente mais sujo, pode usá-lo durante mais dias sem qualquer tipo de problema.
O que nunca deve fazer antes de dormir
O 'website' Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo.
Iniciar uma conversa stressante
"Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo", revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.
Passar em ambientes com luz brilhante
"Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina", revela a neurologista Meredith Broderick.
Evitar uma rotina de relaxamento
"Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir", conta Rebecca Robbins.
Comer antes de se deitar
"Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão."
Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão
"A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína."
Leia Também: O seu cansaço pode depender da cor do pijama! Saiba como escolher o certo













