Há forte tempestade nos EUA... mas alertas não podem ter a palavra 'ice'

  • 26/01/2026

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos apelou para que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) não use a palavra ice [gelo] nos seus alertas de tempo, pelo risco de se tornaram memes na internet.

 

A passagem de um temporal por vários estados norte-americanos tem deixado o país em alerta nos últimos dias. A tempestade de gelo e neve deixou mais de um milhão de residências sem eletricidade e já fez cinco vítimas mortais.

O mau tempo coincide com o momento em que as forças anti-imigração do país estão envolvidas numa nova polémica, após a morte de Alex Pretti, em Minneapolis.

A pensar nisso, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos pediu para que os alertas de tempo da FEMA não usem o termo "ice", que para além de significar gelo é também a sigla para a polícia anti-imigração dos Estados Unidos.

"Cuidado com o 'ice' [gelo], é uma das frases que esta autoridade pede que se evite, alegando o risco de ser mal interpretada e de se tornar, rapidamente, numa brincadeira online", revela uma fonte próxima desta entidade à CNN Internacional.

E acrescenta: "Se a FEMA disser, 'Mantenham-se alerta nas estradas se virem gelo [ice]', seria muito fácil tornar isso num meme", defendendo que poderá abrir um "precedente perigoso". 

Assim, sabe a mesma fonte, esta entidade aconselhou a que se usasse, em alternativa, o termo "chuva gelada" ["freezing rain", no original], nas suas mensagens públicas.

Tempestade de neve nos EUA

A tempestade está hoje a avançar para o nordeste dos Estados Unidos, após fortes nevões no centro do país, com cortes de energia e de transportes a afetar milhões de pessoas.

O serviço meteorológico nacional (NWS) alertou para queda de neve abundante e acumulação de gelo com potenciais consequências "catastróficas à escala local", desde as planícies do sul até ao litoral atlântico.

No total, 20 estados e a capital norte-americana, Washington, declararam o estado de emergência e muitos supermercados registaram ruturas de mercadorias, com a tempestade a poder afetar 200 milhões de pessoas.

Cerca de 14 mil voos com destino ou partida nos Estados Unidos foram cancelados durante o fim de semana, de acordo com a plataforma FlightAware.

Além disso, mais de dois mil voos programados para segunda-feira já foram cancelados.

Na manhã de segunda-feira, as maiores acumulações provavelmente ocorrerão numa área que inclui partes dos estados da Pensilvânia, Nova Iorque, Connecticut, Massachusetts, Rhode Island, New Hampshire e Vermont.

A secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, pediu à população dos mais de 20 estados que ativaram protocolos de emergência que evitem sair de casa e garantiu que o Governo Federal está a cooperar com os estados e as empresas de eletricidade para agilizar as reparações da rede elétrica o mais rapidamente possível.

Pelo menos 5 pessoas morreram de hipotermia devido a tempestade nos EUA

Pelo menos 5 pessoas morreram de hipotermia devido a tempestade nos EUA

Pelo menos cinco pessoas morreram de hipotermia nos Estados Unidos, numa altura em que parte do país é assolado por uma grande tempestade de gelo e neve que deixou mais de um milhão de residências sem eletricidade.

Lusa | 22:43 - 25/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926232/ha-forte-tempestade-nos-eua-mas-alertas-nao-poder-ter-a-palavra-ice#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes