"Há 40 anos, Portugal escolheu a Europa pela estabilidade democrática"

  • 31/12/2025

"Há 40 anos, Portugal escolheu a Europa pela sua estabilidade democrática e desenvolvimento económico. Hoje, vemos muito da Europa em Portugal, mas sobretudo, vemos muito de Portugal na Europa", afirmou Roberta Metsola.

 

Numa declaração enviada à Lusa a propósito do 40.º aniversário, que se assinala a 01 de janeiro de 2026, a responsável apontou que, "desde a sua adesão à UE, Portugal tem contribuído com o seu perfil diplomático único como fazedor de pontes, um parceiro estável e de confiança", sendo "um país amigo que a União quer sempre ter a bordo".

"Desde 1986, tanto a UE como Portugal mudaram profundamente para melhor. Os contributos de Portugal tornaram a UE mais forte, mais segura e mais próspera - e vice-versa", acrescentou Metsola.

A líder da assembleia europeia observou ainda a "determinação e empenho [de Portugal] no projeto europeu", que considerou que se vão manter "nas próximas décadas".

Roberta Metsola é presidente do Parlamento Europeu desde janeiro de 2022, quando foi eleita pelos eurodeputados após a morte do então líder da instituição David Sassoli.

Ao ter 43 anos na altura da eleição, tornou-se na mais jovem presidente na história do Parlamento Europeu (PE), bem como a primeira pessoa de Malta a ocupar este cargo e a terceira mulher a liderar a instituição.

Em julho de 2024, foi reeleita para continuar à frente do PE até 2027.

A 01 de janeiro de 1986 foi concretizada a adesão de Portugal à CEE, que provocou mudanças estruturais significativas para o país.

Desde a adesão, há 40 anos, o país já recebeu mais de 100 mil milhões de euros em fundos europeus, aplicados sobretudo em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, saneamento básico, educação e modernização administrativa.

Em termos económicos, de acordo com os gabinetes estatísticos europeu e nacional, entre 1986 e a atualidade o produto interno bruto (PIB) 'per capita' português em paridades de poder de compra passou de cerca de 50--55% da média da então CEE para valores próximos de 75% da média da agora UE, apesar de recuos na crise financeira.

A integração europeia incluiu ainda a entrada no espaço de livre circulação Schengen, a adoção do euro (em 1999, oficializada em 2002) e o acesso ao mercado único, que impulsionou exportações e investimento estrangeiro.

Em concreto, as exportações passaram de cerca de 15% do PIB nos anos 1980 para mais de 45% do PIB, com forte diversificação de mercados.

Ao mesmo tempo, aumentaram os níveis de escolaridade, a esperança média de vida e a cobertura de serviços públicos essenciais, consolidando ganhos económicos e sociais, embora persistam desafios em termos de produtividade e de rendimentos.

Num Eurobarómetro divulgado em meados de dezembro deste ano, 69% dos portugueses inquiridos afirmaram ter uma imagem positiva da UE, o valor mais alto entre os 27 países-membros, e 71% disseram confiar nas instituições europeias, também acima da média comunitária.

Também nesse estudo de opinião, Portugal constava entre os países com maior percentagem de cidadãos que consideram que o país beneficiou da adesão à UE.

Leia Também: Metsola felicita Portugal por 40 anos na UE... em português. Veja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2911832/ha-40-anos-portugal-escolheu-a-europa-pela-estabilidade-democratica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes