Guy Pacheco escolhido como sucessor de João Bento na liderança dos CTT

  • 08/01/2026

João Bento, que completou 65 anos, decidiu, por motivos pessoais, terminar a sua carreira executiva no final do atual mandato do conselho de administração dos CTT, encerrando funções na próxima Assembleia Geral Anual, em 30 de abril, indicou a sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

De acordo com a mesma nota, um grupo de acionistas, incluindo o Grupo Manuel Champalimaud, Indumenta Pueri, Greenwood Investors e Grupo Sousa, vai propor que Guy Pacheco seja eleito como CEO na próxima Assembleia Geral Anual e João Sousa como CCO ('chief commercial officer') para o mandato 2026-28.

Foi também selecionado um novo CFO (administrador financeiro) que será "comunicado oportunamente, assim assegurando-se a adequada transição na liderança financeira".

"A comissão executiva dos CTT manterá assim um núcleo de executivos responsáveis pela definição e execução da estratégia dos dois últimos mandatos", destacou o grupo.

Os três executivos irão ser propostos para eleição na próxima Assembleia Geral Anual para o mandato 2026-28 pelo grupo de acionistas, destacou a empresa.

Os CTT referiram no comunicado que Guy Pacheco foi nomeado para o conselho de administração em dezembro de 2017 como CFO e, desde então, desempenhou um "papel fundamental na transformação da Empresa, estando diretamente envolvido na definição e execução das decisões estratégicas, operacionais e de alocação de capital dos CTT ao longo de dois mandatos de gestão completos".

"(...) O seu âmbito de atuação tem ido muito além das funções financeiras estritas, cobrindo capacidades empresariais que são chave para a criação de valor dos CTT, escalabilidade e competitividade de longo prazo, incluindo sistemas de informação, engenharia e manutenção, estratégia de operações, e transformação. É também administrador não executivo do Banco CTT desde 2018", poder ler-se.

Os CTT sublinharam ainda que João Sousa, que tem liderado a estratégia e execução comercial tanto do Correio & Serviços como as Soluções de Comércio Eletrónico, será também reconfirmado.

"João Sousa desempenhou um papel fundamental na transformação dos CTT, nomeadamente ao incutir uma mentalidade proativa de vendas, enquanto impulsionou o reforço do portefólio de produtos da empresa, melhorando assim o posicionamento de mercado e as suas vantagens competitivas", pode ler-se.

João Bento, foi nomeado para o conselho de administração dos CTT em 20 de abril de 2017, como administrador não executivo, e tornou-se CEO em 22 de maio de 2019, lembrou a sociedade na mesma nota, onde destacou a "profunda transformação dos CTT de operador postal português para um player líder em logística na Península Ibérica" que o atual CEO promoveu.

Leia Também: Governo reforça garantia pública para os jovens à CGD e Banco CTT

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2915504/guy-pacheco-escolhido-como-sucessor-de-joao-bento-na-lideranca-dos-ctt#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes