Guterres pede responsabilização após "ataque" contra instalações da ONU

  • 13/12/2025

Seis funcionários da ONU morreram e outros oito, todos cidadãos do Bangladesh, ficaram feridos hoje na sequência do ataque a um edifício das Nações Unidas em Kadugli, capital sitiada do estado de Kordofan do Sul, no sul do Sudão, segundo as autoridades.

 

O ataque foi feito com um 'drone' (aeronave não tripulada), que atingiu as instalações das Nações Unidas no Sudão, matando seis pessoas e ferindo outras oito, cidadãos do Bangladesh, que serviam na Força Provisória de Segurança das Nações Unidas para Abyei (UNISFA), segundo informações avançadas pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e citadas pela Associated Press (AP).

"Os ataques contra soldados da força de paz das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra ao abrigo do direito internacional", afirmou António Guterres, apelando à responsabilização dos responsáveis pelo ataque "injustificável".

Em comunicado, o Governo pró-militar já acusou as Forças de Apoio Rápido, um grupo paramilitar que está em guerra com o exército pelo controlo do país há mais de dois anos.

A cidade permanece cercada há um ano e meio pelas Forças Revolucionárias Sudanesas, num contexto de fome declarada desde o início de novembro, recorda a AP.

O Sudão vive em guerra desde abril de 2023, num confronto direto entre o Exército do general Abdel Fattah al-Burhan e os paramilitares liderados pelo general Mohamed Daglo, antigo número dois do regime militar.

Paralelamente aos combates em Kordofan do Sul, a região vizinha do Darfur continua sob controlo das RSF desde a tomada de El Fashir, no final de outubro.

O Sudão mergulhou no caos em abril de 2023, quando uma luta pelo poder entre os militares e a RSF explodiu em combates abertos na capital,Cartum, e noutras partes do país.

O conflito já matou mais de 40 mil pessoas, um número que os grupos de direitos humanos consideram significativamente subestimado.

A guerra também criou a pior crise humanitária do mundo e levou partes do país à fome.

Leia Também: ONU encerra missão política no Iraque após 22 anos a pedido de Bagdade

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903876/guterres-pede-responsabilizacao-apos-ataque-contra-instalacoes-da-onu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes