Guterres insta Israel a reverter registo de terras na Cisjordânia

  • 16/02/2026

"A decisão poderá levar à expropriação de propriedades palestinianas e arrisca expandir o controlo israelita sobre as terras na área. Tais medidas, incluindo a presença contínua de Israel no Território Palestiniano Ocupado, não são apenas desestabilizadoras, mas, como lembrou o Tribunal Internacional de Justiça, ilegais", indicou o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

 

Guterres instou Telavive a "reverter imediatamente" essas medidas e advertiu novamente que a atual trajetória no terreno está a corroer a perspetiva de uma solução de dois Estados.

"O secretário-geral reitera que todos os colonatos judaicos na Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, e o regime a eles associado, não têm qualquer validade jurídica e violam flagrantemente o direito internacional e as resoluções relevantes da ONU", insistiu Dujarric.

O líder da ONU apelou ainda para a preservação do "único caminho para uma paz duradoura: uma solução negociada de dois Estados, em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e o direito internacional".

No domingo, o Governo israelita aprovou a reabertura do processo de registo de terras na Cisjordânia ocupada pela primeira vez desde 1967, o que permitirá a Telavive registar terras neste território palestiniano de forma vinculativa e definitiva.

A iniciativa foi apresentada pelo ministro das Finanças e líder ultranacionalista, Bezalel Smotrich, pelo ministro da Justiça, Yariv Levin, e pelo ministro da Defesa, Israel Katz, com a intenção de regular as propriedades agrícolas e esclarecer o estado das áreas ocupadas na Cisjordânia, um processo burocrático cuja complexidade levou Israel a abandoná-lo há décadas.

De acordo com a emissora pública israelita KAN, a decisão foi tomada em retaliação pelos "procedimentos ilegais de colonização que a Autoridade Palestiniana está a promover na Área C" da Cisjordânia, que está sob controlo administrativo e de segurança exclusivo de Israel.

Na sequência, o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, denunciou o que considera "uma anexação de facto do território palestiniano ocupado".

"Trata-se de uma ameaça à segurança e à estabilidade, uma escalada perigosa e uma violação flagrante do direito internacional e das resoluções internacionalmente reconhecidas", condenou a Presidência palestiniana num comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial WAFA.

E prosseguiu: "Estas medidas unilaterais não conferirão qualquer legitimidade à ocupação do território do Estado da Palestina e não alterarão o facto jurídico e histórico de que a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza, é território palestiniano ocupado, de acordo com o direito internacional e a legitimidade internacional".

Leia Também: Medidas israelitas na Cisjordânia "ameaçam agravar conflito"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940493/guterres-insta-israel-a-reverter-registo-de-terras-na-cisjordania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes