Guiné-Bissau: Fernando Dias e Domingos Simões Pereira detidos

  • 26/11/2025

"Condenamos igualmente as detenções arbitrárias do Candidato Dr. Fernando Dias da Costa e do Líder da Coligação PAI Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, antecedida de uma invasão brutal à Sede da Diretoria Nacional, sita no Bairro de Hafia", lê-se num comunicado divulgado na página do Facebook de Domingos Simões Pereira.

 

"A Diretoria de Campanha do Candidato Dr. Fernando Dias vem repudiar e condenar as tentativas de subversão da Ordem Constitucional por parte de um grupo de oficiais militares, alegadamente para restaurar a ordem", acrescenta-se no texto que está disponível na página de Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que lidera a coligação PAI-Terra Ranka, impedida, tal como Simões Pereira, de se candidatar às eleições de domingo.

No texto, acrescenta-se que a Diretoria Nacional considera que os militares estão a fazer "manobras para interromper o processo eleitoral, que já estava na fase final de divulgação dos resultados provisórios, apurados nas mesas de voto e nas Comissões Regionais de Eleições, CRE".

A campanha do candidato Fernando Dias apela também aos apoiantes e aos guineenses em geral para se manterem calmos, "exortando ao mesmo tempo a CNE [Comissão Nacional de Eleições] a divulgar na data prevista, ou seja amanhã [quinta-feira], os resultados das Eleições Presidenciais, que deram larga vitória ao Dr. Fernando Dias da Costa, assegurando-lhe a vitória logo na primeira volta".

A mensagem da campanha de Fernando Dias disponível na página do Facebook de Domingos Simões Pereira foi divulgado depois das 20:00 de hoje, no mesmo dia em que os militares anunciaram ter tomado o poder neste país lusófono africano.

Num comunicado lido hoje à tarde na televisão estatal guineense TGB pelo porta-voz do Alto Comando Militar, Dinis N´Tchama, os militares anunciaram a tomada do poder na Guiné-Bissau, depois de um tiroteio que durou cerca de meia hora.

Na comunicação informa-se que foi "instaurado pelas altas chefias militares dos diferentes ramos das Forças Armadas, o Alto Comando Militar para a restauração da segurança nacional e ordem pública" e que o mesmo "acaba de assumir plenitude dos poderes de Estado da República da Guiné-Bissau".

O Alto Comando Militar informa que depôs o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e que encerrou, "até novas ordens, todas as instituições da República da Guiné-Bissau".

Informa ainda que estão suspensas "as atividades de todos os órgãos de comunicação social", assim como decidiu "suspender imediatamente o processo eleitoral em curso".

Os guineenses votaram no domingo em eleições gerais, presidenciais e legislativas, tendo sido anunciada para quinta-feira a divulgação dos resultados, com o candidato da oposição Fernando Dias a reclamar vitória na primeira volta contra o atual Presidente, Umaro Sissoco Embaló, que concorreu a um segundo mandato.

O comunicado explica que se trata de uma reação "à descoberta de um plano em curso de destabilização do país", atribuído a "alguns políticos nacionais com a participação de conhecidos barões de droga nacionais e estrangeiros".

Segundo os militares, o plano consistiria ainda na "tentativa de manipulação dos resultados eleitorais" das eleições gerais de domingo.

O Alto Comando Militar acrescentada que "foi descoberto pelo Serviço de Informação de Estado um depósito de armamento de guerra" destinado à "efetivação desse plano".

O Alto Comando Militar exercerá o poder do Estado a contar da data de hoje "até que toda a situação seja convenientemente esclarecida e respostas as condições para o pleno retorno à normalidade constitucional".

Os militares apelam "à calma, à colaboração dos guineenses e compreensão de todos perante" o que classificam como "grave situação imposta por uma emergência nacional".

Leia Também: Atos consulares estão suspensos na Embaixada de Portugal em Bissau

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895286/guine-bissau-fernando-dias-e-domingos-simoes-pereira-detidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes