Guardiola e Bernardo Silva 'passam-se' com o VAR: "É tão frustrante..."
- 14/01/2026
O Manchester City colocou, esta terça-feira, 'um pé' na final da Taça da Liga, graças ao triunfo conquistado sobre o Newcastle, em pleno St. James' Park, por 0-2, à 'boleia' dos remates certeiros de Antoine Semenyo e Rayan Cherki, aos 53 e 90+8 minutos, respetivamente, numa partida que contou com uma arbitragem recheada de polémica.
Após o apito final, o treinador dos citizens, Pep Guardiola, compareceu na zona de entrevistas rápidas da estação televisiva britânica Sky Sports, onde teceu duras críticas à equipa de arbitragem liderada por Chris Kavanagh, sobretudo, devido a um golo anulado a Antoine Semenyo, por fora de jogo de Erling Haaland, num lance tão milimétrico que motivou uma análise que durou perto de nove minutos.
"Quarto assistentes e o VAR não foram capazes de tomar a decisão, tiveram de ver com o árbitro. Eu não percebo por que é que, no jogo da Premier League [derrota, por 2-1], no lance entre o [Fabian] Schar e o [Phil] Foden, o VAR não disse nada. Depois, houve o lance do penálti, entre [Jérémy] Doku e [Malick] Thiaw", começou por afirmar.
"Hoje, a linha esteve perfeita, por milímetros. Eu não percebo, mas tenho a certeza de que o árbitro vai ligar-me, amanhã, para explicar por que é que o VAR não interveio, aqui, para a Premier League, quando estava 0-0. Revejam as minhas conferências de imprensa. Eu não disse nada, depois desse jogo", prosseguiu.
"Aqui, o VAR interveio, mas não sobre dois penáltis inacreditáveis. Nós sabemos como é que isto funciona, e vai deixar-nos mais fortes. Já disse várias vezes à equipa que vai ser sempre assim. Nestas situações, o importante é como reagimos e como podemos competir", completou o técnico espanhol.
No entanto, não se ficou por aqui: "No jogo do campeonato, aqui, vejam o que aconteceu aos 20 e aos 60 minutos. Estou a falar disto, hoje, porque ganhámos. Digam-me se eu disse alguma coisa, depois do jogo que perdemos. Estou aqui há dez anos, eu sei o que acontece. A linha esteve perfeita, hoje".
"Quem é que é o chefe dos árbitros? Perguntem-lhe [a Howard Webb]. É uma meia final. Nós jogamos muito para chegar à final, e isto vai tornar-nos mais fortes. Vocês reviram a final da Taça de Inglaterra, na temporada passada? Quando [Dean] Henderson tocou na bola fora da grande área, eu disse alguma coisa?", recordou.
"Os grandes clubes ultrapassam estas situações. Faz parte do jogo, temos de jogar melhor. Sabemos que vai acontecer, por isso, temos de jogar melhor (...). O Newcastle também podia ter marcado golos. A questão é que o VAR demorou nove minutos para anular um golo, e não disse nada sobre dois penáltis de loucos, no jogo do campeonato", rematou.
Bernardo Silva ao ataque: "Devia ter ficado 0-3"
A frustração do Manchester City para com o sucedido foi tal, que também o capitão, o internacional português Bernardo Silva, veio a público questionar este lance: "Devia ter ficado 0-3, mas, neste momento, já estamos bastantes habituados. É tão frustrante, porque, da última vez que viemos cá, também houve várias decisões contra nós".
Leia Também: Manchester City vence Newcastle e está mais perto da final da Taça da Liga













