Guarda viu Cláudio Valente em Brown "dezenas de vezes" antes de ataque

  • 23/12/2025

Um guarda da Universidade Brown, nos Estados Unidos da América (EUA), revelou à imprensa norte-americana ter visto Cláudio Valente, "mais de uma dúzia de vezes", no estabelecimento de ensino superior, nas semanas que antecederam o ataque que fez dois mortos e nove feridos.

 

À WPRI, Derek Lisi, que é funcionário da Universidade de Brown há mais de uma década, disse que viu o suspeito a rondar o instituto e que falou sobre os seus receios à segurança do campus antes do tiroteio. No entanto, as suas desconfianças foram ignoradas.

"Ele estava a estudar o campus há semanas", realçou, acrescentando que "sabia que algo de errado se passava com ele" e, por isso, alertou a segurança "três vezes" sobre a situação.

Num desses dias, já em dezembro, Derek Lisi decidiu seguir o assassino português depois de o avistar no parque de estacionamento. Quando o homem percebeu a presença do guarda afastou-se "rapidamente" e entrou "numa casa de banho".

"Aí tive a certeza: Há algo de errado com esse homem, preciso alertar para isto", salientou.

Uma das vezes que Derek Lisi lembra-se de ter visto o atirador — posteriormente identificado como Cláudio Manuel Neves Valente, português natural do Entroncamento, de 48 anos — foi por volta das 18h20 do dia anterior ao Dia de Ação de Graças. 

Já no dia 1 de dezembro, viu-o depois das 20 horas. "Algo me dizia: Não ignores isto. Não ignores isto", confessou.

Apesar de ter alertado por três vezes os seguranças que fazem parte da empresa que protege a Universidade de Brown, Derek Lisi não sabe se foi tomado algum tipo de medida para evitar o ataque.

O site norte-americano falou com a empresa em questão que disse não ser responsável pela vigilância do edifício. Apenas vão a Brown quando são chamados para controlar algum tipo de evento específico. Já a universidade não quis comentar as denúncias de Derek Lisi.

Após a polícia divulgar imagens do suspeito capturadas por câmaras de vigilância, Derek Lisi disse que reconheceu imediatamente o homem. Ligou para a linha de denúncias, o que o levou a que fosse interrogado pelos investigadores a 15 de dezembro, para descrever o que tinha presenciado.

"Eu disse aos investigadores que era como se eu o visse e mais ninguém o conseguisse — é uma sensação estranha", explicou o funcionários da Universidade de Brown. "A forma como ele andava pelas salas de aula. Como ele revirava os olhos para um lado, para o outro. E não era só numa sala, era em todas as salas de aula", rematou.

Recorde-se que Cláudio Valente, que entretanto tirou a própria vida, não só entrou na Universidade de Brown e atirou contra vários estudantes, matando dois e ferindo outros nove como, dias depois, matou o físico português e diretor do MIT, Nuno Loureiro, de 46 anos.

Leia Também: Autoridade tributária dos EUA levou FBI ao corpo de Cláudio Valente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2908821/guarda-viu-claudio-valente-em-brown-dezenas-de-vezes-antes-de-ataque#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes