Gronelândia? Rússia desmente Trump sobre planos russos e chineses

  • 20/01/2026

"Não temos nada a ver com planos para tomar a Gronelândia", afirmou Lavrov em Moscovo, durante uma conferência de imprensa para fazer o balanço da diplomacia da Rússia em 2025.

 

"Não tenho a menor dúvida de que, em Washington, conhecem perfeitamente a ausência de tais planos por parte da Rússia e da China. Isso não é assunto nosso", acrescentou, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Trump disse querer adquirir a Gronelândia, a bem ou a mal, por questões de segurança dos Estados Unidos que têm a ver com alegados planos da Rússia e da China para controlar a ilha do Ártico.

Além de estratégica, a Gronelândia, atualmente uma região autónoma da Dinamarca, possui grandes reservas de hidrocarbonetos e de minérios.

Trump disse querer adquirir a Gronelândia, a bem ou a mal, por questões de segurança dos Estados Unidos que têm a ver com alegados planos da Rússia e da China para controlarem a ilha do Ártico.

Além de estratégica, a Gronelândia, atualmente uma região autónoma da Dinamarca, possui grandes reservas de hidrocarbonetos e de minérios.

Lavrov também negou que a Gronelândia seja uma "parte original" da Dinamarca e descreveu o atual estatuto da ilha do Ártico como um vestígio da era colonial.

"A Gronelândia não era parte original da Dinamarca, certo? Não era parte original nem da Noruega nem da Dinamarca. É uma conquista colonial", afirmou.

Lavrov disse que a ilha foi colónia norueguesa a partir do século XIII e dinamarquesa desde o século XIX, referindo que apenas em meados do século XX foi assinado um acordo para a integração no Estado dinamarquês.

"Outra coisa é os habitantes terem-se habituado ou sentirem-se agora confortáveis", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Numa comparação polémica, Lavrov equiparou a importância estratégica da ilha para os Estados Unidos à da Crimeia para a Rússia.

"A Crimeia não é menos importante para a segurança da Rússia do que a Gronelândia para a dos Estados Unidos", afirmou, evocando o referendo de 2014 na península ucraniana anexada por Moscovo, considerado ilegal pela comunidade internacional.

As declarações de Lavrov surgem num momento em que Trump intensifica a pressão sobre a União Europeia (UE).

Perante a recusa europeia em ceder o controlo da ilha, Trump reiterou a ameaça de impor, já em 01 de fevereiro, taxas alfandegárias de 10% sobre produtos de oito países da NATO, incluindo Alemanha, França e Reino Unido.

As taxas poderão subir para os 25% a partir de junho, caso as nações europeias mantenham o apoio militar à autonomia dinamarquesa na região ártica.

Lavrov comentou que a NATO e a UE atravessam uma "crise muito profunda", alimentada, entre outros fatores, pelo conflito com os Estados Unidos em torno do controlo da Gronelândia.

"A NATO vive uma crise muito profunda. A União Europeia também. E a OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] está nas últimas", afirmou.

"Creio que todos esses esquemas estão condenados ao fracasso", disse o ministro russo.

Lavrov referiu mesmo que já se discute na Europa a dissolução da Aliança Atlântica, dado que "um dos países da NATO se prepara para atacar outro país da NATO", numa alusão ao conflito sobre a Gronelândia.

Para Lavrov, a situação na ilha ártica é o sintoma mais visível da rutura.

"No seio da comunidade ocidental observam-se tendências de crise. A Gronelândia é o exemplo mais evidente que está à vista de todos (...). Era difícil imaginar que isto pudesse ocorrer", assinalou.

Lavrov defendeu que a "conceção euro-atlântica de segurança e cooperação se desacreditou", propondo em alternativa um modelo de segurança eurasiática.

Apelou ainda aos líderes ocidentais "com amplitude de vistas" para que retomem o diálogo com Moscovo para construir uma nova ordem mundial.

Leia Também: Kremlin diz não ter recebido convite para eventual cimeira do G7 em Paris

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922752/gronelandia-russia-desmente-trump-sobre-planos-russos-e-chineses#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes