Gronelândia. Merz apela ao desbloqueio do potencial do mar do Norte

  • 26/01/2026

As palavras de Friedrich Merz surgem num contexto internacional marcado por ameaças híbridas e por uma crescente pressão sobre os países do norte da Europa, durante a terceira Cimeira do Mar do Norte.

 

"Hoje reunimo-nos para desbloquear o potencial do mar do Norte", afirmou o chanceler na sede da Câmara de Comércio de Hamburgo, cidade do norte da Alemanha, perante representantes de dez países ribeirinhos do mar do Norte, da Comissão Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

"O mar do Norte é um ambiente duro, mas alberga simultaneamente oportunidades", explicou o chefe do Governo alemão, manifestando o desejo de que a cimeira de Hamburgo -- que conta também com a presença de líderes e ministros do Reino Unido, França, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Islândia -- contribua para lançar as bases de uma Europa mais resiliente.

"Não se trata apenas de construir mais turbinas eólicas no norte da Europa", mas de criar "as bases para um acesso energético seguro, viável e sustentável, que aumente a resiliência das nossas indústrias e da Europa no seu conjunto", afirmou Merz.

"A tarefa de construir uma Europa segura e competitiva nunca foi tão importante como nestes dias", indicou o chanceler alemão, descrevendo uma Europa confrontada com "desafios críticos" em matéria de segurança.

"A Europa enfrenta desafios críticos em termos de segurança e de economia, e a existência do nosso modo de vida está em jogo", sublinhou Merz, referindo que, também no mar do Norte, os países são alvo de um número crescente de "ataques híbridos".

A terceira Cimeira do Mar do Norte, que Hamburgo acolhe, tinha inicialmente uma dimensão de caráter económico e energético, centrada na cooperação internacional para o desenvolvimento da energia eólica 'offshore' e de infraestruturas de hidrogénio, mas transformou-se este ano num encontro de relevância geopolítica.

Tal deve-se, entre outros fatores, à recente pressão exercida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assumir o controlo da Gronelândia, invocando razões de segurança nacional, intenção que acabou por abandonar após alcançar, no Fórum Económico de Davos, um pré-acordo com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

Leia Também: Itália e Alemanha defendem reforço do pilar europeu da NATO

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926551/gronelandia-merz-apela-ao-desbloqueio-do-potencial-do-mar-do-norte#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes