Gronelândia? FMI apela a solução amigável e deixa aviso (sério)

  • 19/01/2026

 

 

Entrar numa fase de retaliação tarifária teria um efeito ainda mais adverso sobre a economia, que seria sentido não só pelo impacto direto na atividade económica, mas também pela erosão da confiança, sinalizou o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em conferência de imprensa para apresentar a atualização do World Economic Outlook.

Embora tenha evitado fazer recomendações específicas de política comercial quando questionado sobre as recentes tensões entre os Estados Unidos e a União Europeia decorrentes da pressão de Washington para adquirir a Gronelândia, Pierre-Olivier Gourinchas indicou que, em termos gerais, a instituição defende que todas as partes procurem uma solução que mantenha o sistema comercial aberto, preserve regras estáveis e previsíveis e permita que as empresas tomem decisões de investimento e as implementem.

"O ambiente atual não é propício a isso", reconheceu, acrescentando: "Pedimos a todas as partes que encontrem uma solução amigável para a situação", já que numa guerra comercial "não há vencedores", pois o aumento das tarifas prejudicará não apenas o país que as impõe, mas também outros países.

"Se entrarmos numa fase de escalada e políticas de retaliação, como sugeriu a pergunta, isso sem dúvida terá um efeito ainda mais adverso sobre a economia, tanto através de canais diretos quanto por meio da confiança, do investimento e, potencialmente, por meio de uma revisão dos preços de mercado", explicou o economista francês.

Na conferência de imprensa de hoje, o FMI insistiu também que a independência dos bancos centrais é "fundamental" e alertou para o risco ao crescimento económico global caso essa independência enfraqueça, numa alusão à Reserva Federal dos EUA.

"A fragilidade da credibilidade dos bancos centrais, incluindo a Reserva Federal dos EUA, resultando em maiores expectativas de inflação e menor procura global por ativos americanos, pode reduzir o crescimento global em 0,3% em 2026", afirmou o economista-chefe do FMI.

"Infelizmente, as ameaças à independência dos bancos centrais estão a aumentar e devem ser firmemente combatidas", acrescentou Gourinchas, após a intensificação dos ataques do Presidente dos EUA, Donald Trump, ao presidente da Fed, Jerome Powell, nas últimas semanas.

O economista-chefe do FMI enfatizou que essa independência é necessária, principalmente para que os bancos possam responder rapidamente, seja apertando a política monetária caso as pressões da procura aumentem, seja relaxando-a caso as fragilidades do mercado de trabalho persistam ou ocorra uma correção de mercado.

"A independência dos bancos centrais é absolutamente crucial e uma das lições mais importantes dos últimos quarenta anos", enfatizou Gourinchas.

Embora o FMI já tivesse emitido um alerta relativamente à independência dos bancos centrais em outubro, desta vez surge durante crescentes ataques de Trump contra Powell, que denunciou a "pressão" do Governo após saber que o Ministério Público de Washington o está a investigar por supostos custos excessivos na renovação da sede da Fed em Washington.

Trump afirmou que, a partir de maio, indicará um substituto que partilhe a sua visão sobre as taxas de juros, que, na sua opinião, deveriam estar próximas de 0%.

Leia Também: "Vamos descobrir a verdade". Sánchez decreta três dias de luto em Espanha

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2922107/gronelandia-fmi-apela-a-solucao-amigavel-e-deixa-aviso-serio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes