Gronelândia estará coberta por cláusula de defesa mútua. "Em princípio"

  • 15/01/2026

"A Gronelândia faz parte do território do Reino da Dinamarca e, portanto, em princípio, está abrangida pela cláusula de solidariedade mútua do artigo 42.7.º do Tratado. No entanto, atualmente, a questão não se coloca", afirmou Anitta Hipper, porta-voz da chefe da diplomacia comunitária, Kaja Kallas.

 

O artigo 42.º, n.º 7, do Tratado da UE estabelece que, se um país da União for objeto de uma agressão armada no seu território, os outros Estados-membros devem prestar-lhe ajuda e assistência "com todos os meios ao seu alcance".

Em Limassol, Chipre, para onde o Colégio de Comissários Europeus viajou hoje por ocasião do início da presidência cipriota do Conselho da UE, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu que a Gronelândia pode contar com a UE "política, económica e financeiramente" face às ameaças do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tomar o controlo da ilha, inclusivamente pela força.

A chefe do executivo comunitário também sublinhou que o Ártico e a sua segurança são "questões fundamentais" para os 27.

Numa conferência de imprensa, Von der Leyen enfatizou que as discussões sobre a segurança do Ártico são uma questão que deve ser tratada principalmente na NATO, mas indicou que a UE continuará a trabalhar nisso "com todos os seus parceiros", entre os quais incluiu explicitamente os Estados Unidos.

Von der Leyen explicou que a Comissão Europeia propôs duplicar o apoio à Gronelândia no seu projeto de orçamento para o período 2028-2034, apresentado meses antes do início das ameaças de Trump ao território, e considerou que a UE "tem uma boa reputação" na ilha ártica e conta com uma excelente cooperação com as suas autoridades.

"Por isso, continuaremos o nosso trabalho em relação à segurança do Ártico com os nossos aliados e parceiros, incluindo os Estados Unidos", precisou.

A Gronelândia, ilha situada entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico, é um território autónomo da Dinamarca, rica em petróleo e terras raras e com uma população de cerca de 50.000 habitantes.

A ilha saiu da então Comunidade Europeia em 1985, embora a Dinamarca tenha permanecido.

Leia Também: Países Baixos equacionam tropas na Gronelândia para "manter segurança"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920240/ue-gronelandia-esta-coberto-em-principio-por-clausula-de-defesa-mutua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes