Greve em França contra austeridade enquanto se debate lei de orçamento

  • 02/12/2025

A manifestação contra a "austeridade orçamental" foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a Federação Sindical Unitária (FSU) e o Solidaires.

 

Para Sophie Binet, secretária-geral da CGT, o principal sindicato de França, este dia de mobilização é um "dia de alerta".

A dirigente defendeu esta manhã aos microfones da rádio pública francesa ser essencial "manter a mobilização social para poder eliminar todos os horrores que continuam a constar do projeto de orçamento".

O Ministério da Educação Nacional anunciou uma adesão à greve de 5,27% por parte dos professores.

O setor ferroviário não foi fortemente afetado, registando-se perturbações localizadas no centro e sudoeste do país, enquanto a rede de transportes da região parisiense, habitualmente muito afetada, funcionou quase normalmente.

O Ministério do Interior contabilizou 150 pontos de concentração por toda a França, cujo impacto se manteve, no entanto, limitado.

A poucas semanas do final de 2025, esta manifestação não contou com a adesão dos outros dois principais sindicatos do país (Confederação Francesa Democrática do Trabalho e Força Operária).

Os deputados da Assembleia Nacional francesa estão a debater a segunda leitura do projeto de lei do orçamento, depois de o Senado ter modificado e devolvido o texto.

Contudo, continuam a existir os mesmos pontos de discórdia na Assembleia, nomeadamente sobre a reforma das pensões e o aumento das taxas de saúde.

Maud Brégeon, porta-voz do Governo, anunciou hoje em conferência de imprensa, após um Conselho de Ministros, que este documento "não será nem macronista, nem socialista, nem de direita".

Na segunda-feira, o primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, dirigiu uma carta aos deputados e senadores, na qual afirmava que "o verdadeiro perigo para o país" seria "a ausência de orçamento".

Na mesma carta, Lecornu sublinhou ainda que seria "ilusório" acreditar que um país pode avançar sem orçamento aprovado.

Leia Também: Drogou centenas de mulheres durante entrevistas num ministério em França

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898230/greve-em-franca-contra-austeridade-enquanto-se-debate-lei-de-orcamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes