Greve domina debate e só Ucrânia separa Catarina Martins e António Filipe

  • 10/12/2025

No debate transmitido pela RTP, poucas foram as divergências entre a ex-líder do Bloco de Esquerda e o candidato apoiado pelo PCP, com ambos a concordarem sobre a importância da greve geral de quinta-feira na luta contra o pacote laboral proposto pelo executivo liderado por Luís Montenegro.

 

"Espero que o Governo olhe para a greve geral, retire as suas conclusões e retire esta lei", afirmou António Filipe, considerando que "nenhum Governo responsável pode ficar indiferente a uma manifestação desta dimensão".

"Estamos a falar de um ataque a todas as gerações, a todos os trabalhadores, à nossa economia", enumerou a candidata apoiada pelo BE, para quem a greve geral é "um sinal de que o Governo tem de ter outra proposta na mesa para ser negociada".

A greve geral contra o anteprojeto do Governo de reforma da legislação laboral será a primeira paralisação a juntar as duas centrais sindicais, CGTP e UGT, desde junho de 2013, altura em que Portugal estava sob intervenção da 'troika'.

Já sobre as declarações de Luís Montenegro, que no sábado disse querer que o salário mínimo chegasse aos 1.600 euros, Catarina Martins defendeu que "o primeiro-ministro está a gozar com as pessoas e é feio", uma ideia também preconizada por António Filipe, para quem o facto de as confederações empresariais não protestarem é sinal de que ninguém acredita nestas afirmações.

Num frente a frente em que nenhum dos concorrentes a Belém se afirmou como o verdadeiro representante da Esquerda, e em que António Filipe até admitiu que a eurodeputada é uma candidata de Esquerda sem 'mas', os dois preferiram não traçar cenários sobre quem poderão apoiar numa eventual segunda volta.

A convergência entre ambos passou também pela interpretação da Constituição, com os dois a criticarem a opção de Marcelo Rebelo de Sousa de dissolver o Parlamento, quando o Governo era liderado por António Costa.

"Precisamos mesmo de uma Presidente da República que fale menos dos jogos políticos e fale mais das necessidades do país. [...] Temos tido um Presidente da República que tem sido muito presente, digamos assim, no debate da estratégia partidária", evidenciou Catarina Martins.

Os dois candidatos concordaram ainda que a prioridade na relação de Portugal com a Venezuela deve ser "proteger os interesses da comunidade portuguesa", como descreveu o candidato apoiado pelo PCP, e criticaram a atribuição do Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que, segundo Catarina Martins, sugeriu a invasão do próprio país.

Se a manifestação de solidariedade com os músicos e intérpretes, que anunciaram hoje a recusa em representar Portugal no Festival Eurovisão 2026, caso vençam o Festival da Canção da RTP, em protesto contra a participação de Israel, uniu os dois candidatos, a perspetiva quanto à guerra na Ucrânia 'separou-os'.

António Filipe considerou que entre "Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky venha o diabo e escolha", mostrando-se contra o reforço do apoio à Ucrânia, defendendo que "a Europa devia ter-se empenhado numa solução de paz".

Já a ex-líder do BE evocou a "tradição da Esquerda que acredita na autodeterminação dos povos", admitindo ser "normal que se apoie a Ucrânia numa invasão pela Rússia".

Contudo, disse-se chocada pelo facto de estar a ser elaborado "um acordo de paz em que a Ucrânia nem se senta à mesa de negociação", lamentando que a União Europeia seja "um capacho dos Estados Unidos, que estão aliados à Rússia". "É um erro brutal", concluiu.

As eleições presidenciais estão agendadas para 18 de janeiro de 2026.

Leia Também: Catarina Martins formaliza candidatura presidencial com 9.500 assinaturas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2902661/greve-domina-debate-e-so-ucrania-separa-catarina-martins-e-antonio-filipe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes