Greta libertada sob fiança após protesto pró-Palestina em Londres

  • 23/12/2025

A ativista sueca Greta Thunberg foi libertada sob fiança, esta tarde de terça-feira, após ter sido detida durante um protesto pró-Palestina, em Londres, no Reino Unido. 

 

A polícia londrina apontou que a ativista foi libertada sob fiança até março, de acordo com a agência Reuters.

O grupo britânico Prisoners for Palestine deu conta de que a jovem de 22 anos foi detida por ser suspeita de apoiar atos terroristas, uma vez que empunhava um cartaz onde se lia, "Apoio os prisioneiros da Palestine Action. Oponho-me ao genocídio". Isto porque, recorde-se, o governo do Reino Unido classificou o grupo Palestine Action como sendo uma organização terrorista, em julho.

Esta versão corrobora a das autoridades londrinas, que indicaram que uma jovem de 22 anos tinha sido detida por ter comparecido no protesto com um cartaz de apoio a uma organização proibida. Duas outras pessoas já tinham sido detidas, por terem atirado tinta vermelha contra a fachada do prédio onde se situa uma empresa de seguros que, segundo os manifestantes, presta serviços à filial britânica da empresa israelita de defesa Elbit Systems.

A organização Prisoners for Palestine, por seu turno, apontou que Greta Thunberg "juntou-se a uma ação contra a Aspen Insurance, seguradora da empresa de armas israelita Elbit Systems, que teve lugar em solidariedade com os [ativistas] em greve de fome".

"A Aspen Insurance assumiu o seguro da Elbit Systems, após uma campanha que começou antes da Palestine Action ser proibida, forçando a Allianz e a Aviva a abandonarem a Elbit", complementou, em comunicado.

O coletivo de apoio à Palestine Action disse ainda que as duas outras pessoas detidas continuam sob custódia na esquadra de Bishopsgate, mas frisou que "o povo apoiará os [ativistas] em greve de fome e resistirá até que a Palestina seja libertada".

Sublinhe-se que, de acordo com a Sky News, três dos membros da Palestine Action que se encontram detidos já não estão a fazer greve de fome devido à deterioração do seu estado de saúde. Os restantes, note-se, prosseguem com o protesto.

Os ativistas em greve de fome exigem que o Reino Unido deixe de abrigar fábricas que fornecem armamento a Israel, assim como que a Palestine Action seja retirada da lista de organizações proibidas, que se coloque um ponto final aos maus-tratos a quem está detido e que estes sejam libertados sob fiança. Os manifestantes já foram visitados por diversos políticos, alguns dos quais alertaram o governo britânico que os ativistas podem morrer nos próximos dias. No entanto, o Executivo liderado por Keir Starmer recusou-se a intervir em processos judiciais em curso.

Veja as imagens, antes e depois da detenção, na galeria acima.

[Notícia em atualização]

Greta Thunberg detida no Reino Unido durante protesto pró-Palestina

Greta Thunberg detida no Reino Unido durante protesto pró-Palestina

Greta Thunberg foi detida durante um manifestação de apoio aos membros do grupo Palestine Action que estão na cadeia a fazer greve de fome há já algumas semanas. A ativista exibia um cartaz que lhe foi retirado das mãos pelas autoridades.

 Maria Gouveia | 12:38 - 23/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909169/greta-libertada-sob-fianca-apos-protesto-pro-palestina-em-londres#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes